GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

07/11/2012

REGIÃO SUL - ASPECTOS FÍSICOS



REGIÃO SUL.
CAPÍTULO 28 – ASPECTOS FÍSICOS DA REGIÃO SUL.
Referência livro páginas 166 e 167.
01 – APRESENTAÇÃO.
            A Região Sul tem a maior parte localizada ao sul do __________________________________ , por isso suas terras localizam-se na _______________________________ , na região predomina o clima _________________________.
            Nessa região as chuvas são ____________________ e  ___________________ com volumes entre _________ mm e ____________________ milímetros anuais, existe também expressiva diferença entre as ________________________ mais baixas e mais __________________________________ ( ______________________) marcada pela ocorrência de _____________________ e _________________ nas partes  altas dos planaltos.
            A vegetação predominante na região é a ________________________________ . A maior parte desta vegetação foi destruída para dar lugar a ______________________, ________________________ , restando apenas pequenas áreas de _____________________ . No extremo sul do estado do ________  _____________________________ predominam os _____________________ um tipo de vegetação rasteira modificadas pela a atividades ____________________________ .

02 – O RELEVO E A REDE HIDROGRÁFICA DA REGIÃO SUL.
            A Região Sul é caracterizada pela presença de _____________ e ____________________ , ou seja, é uma área de _________________________ . Nas serras do _______________ e ____________ que se localizam próximas à _____________ , nestas serras nascem vários rios que correm em direção ao ________________ . A grande maioria dos rios da região Sul ____________________ em direção a planície Platina  que abrange territórios do ___________________ , da ____________________ e do _______________________ . Os principais rios nesta região são os localizados nas Bacias Hidrográficas do _______________________ , do ______________________ e do ______________________ .
            Os rios são aproveitados para ____________________ , ________________________________ , ______________________________ e ________________________________________ . O Rio Paraná é usado como via de ____________________ desde o início da colonização da América e atualmente é muito importante na integração dos países ___________________________ , principalmente para os países que integrantes do MERCOSUL: ________________________ , ___________________________ , ________________________ e ___________________________ .
1ª aula do portfólio

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;