GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

15/09/12

AVALIAÇÃO 7º REGIÃO NORTE.




QUESTÃO 01 - Com a ajuda da tabela, escreva no mapa o nome dos sete estados da Região Norte.
01 = ____________________________________
02 = ____________________________________

03 = ____________________________________
04 = ____________________________________
05 = ____________________________________
06 = ____________________________________
07 = ____________________________________   
Caixa de texto: 4B – Indique as capitais dos estados identificando o estado pelo número.
Caixa de texto: 1_____ = São Luiz             _____ = Macapá
Caixa de texto: 7_____ = Manaus              _____ = Palmas
_____ = Porto Velho      _____ = Belém
_____ = Rio Branco
   
QUESTÃO -02 – Identifique as regiões conforme áreas que as abrangem.

 ( 01 ) – AMAZÔNIA     INTERNACIONAL
( 02 ) – REGIÃO NORTE.
( 03 ) – AMAZÔNIA                                   LEGAL
 (            ) – Área coberta pela Floresta Amazônica que abrange   territórios       da América do Sul.
(             ) – Formada por sete estados brasileiros .
(             ) – Abrange todos os estados brasileiros que possuem floresta               Equatorial em seus territórios.

===============================================================================
QUESTÃO 03 - Associe os tipos de matas da Floresta Amazônica às suas características.

( A ) Matas de terra firme

( B ) Matas de várzea

 ( C ) Matas de igapó

 (      ) Compõem a maior parte da Floresta Amazônica e estão localizadas em áreas livres de inundações dos rios. As árvores                são bastante altas, e a junção de suas copas dificulta a entrada da               luz do sol, tornando o ambiente escuro e úmido.
(      ) Situam-se junto aos rios, em áreas constantemente alagadas.
(      ) Ficam sobre solos alagados apenas em períodos de cheias dos rios.
(      ) Nelas são comuns árvores de grande porte, como o cacaueiro e a                seringueira.
(      ) São tipos característicos: a castanheira, o cedro e a sumaúma.
(      ) Nela há plantas aquáticas, como a vitória-régia, além de   cipós,trepadeiras, arbustos e árvores de até 20 metros de altura.

=========================================================================================================================================
QUESTÃO 04 - A respeito das características naturais da região Norte, marque ( V ) nas alternativas verdadeiras e ( F ) nas falsas.
a-(       ) A maioria dos rios da bacia hidrográfica do Amazonas é intermitente, ou seja, seca em
            determinado período do ano.
b-(      ) Os solos amazônicos são bastante férteis e, portanto, favoráveis ao desenvolvimento de
            atividades agrícolas.
c-(       ) O clima equatorial úmido, predominante na região, é caracterizado por médias térmicas
            elevadas e altos índices de pluviosidade.
d-(      ) O relevo regional é caracterizado pelas baixas altitudes e pela ausência de desníveis
            extremos de terreno.
e-(       ) A intensa insolação, a umidade permanente e a baixa amplitude térmica são fatores que
            contribuem para a exuberância da floresta Amazônica.
QUESTÃO 05  – LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS.
A FLORESTA VALE MAIS EM PÉ DO QUE DERRUBADA.
               “ Com 13,7 milhões de habitantes {estimativa de 2005} ( 6% da população do país) o PIB do Norte representa 5% da economia brasileira. Mesmo tendo registrado taxas de crescimento superior à média nacional nos últimos anos, é preciso muito fôlego para encurtar a distância que afasta Manaus de outras localidades. Há muitos bolsões de pobreza e, em alguns pontos, as taxas do índice de Desenvolvimento humano são parecidos com as de rincões africanos. A renda per capita da região equivale a 65% da média nacional.
               De onde tirar o oxigênio? A resposta talvez esteja diante do nariz de todos e não deixa de ser mais uma forma de contrariar o que foi dito a respeito da Amazônia.  No passado, era comum olhar para a floresta como a barreira que impedia o desenvolvimento. Com a desculpa de transpô-la, era aceitável passar a motosserra em toda árvores que surgisse pela frente.
               A floresta ainda está ameaçada, mas aquela visão míope, felizmente, vai sendo superada. Sabe-se hoje em dia que a mata vale muito mais em pé do que abatida e que a exploração racional de seus recursos gera fontes de renda mais sólidas do que o lucro fugaz obtido com a devastação. No rastro das exigências do Protoco de Kyoto, empresas do mundo inteiro estão dispostas a pagar caro para preservar áreas da Amazônia em troca do direito de lançar gás carbônico na atmosfera. É o chamado ‘crédito de carbono’, que já está sendo negociado. Em outras palavras: tem gente interessada em pagar caro para manter as árvores intactas”.                                                                                             O Estado de São Paulo em www.estadão.com.br acesso em 5 nov. 2005.
A – Cite a porcentagem de participação da região Norte em relação ao total do Brasil:
População : __________                PIB : ____________________              Renda per capita: ___________________
B – Qual é o significado de “oxigênio” de acordo com os segundo parágrafo?
____________________________________________________________________________ __________________________________
C – Segundo o texto, como a floresta era vista no passado e como é vista hoje em dia?
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
D – A ideia principal da frase abaixo é a mesma da ideia do primeiro parágrafo do texto? Justifique.
Com o crescimento econômico da Região Norte, verificado nos últimos anos, eliminou-se o problema da desigualdade econômica”. ______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________ A Floresta Amazônica tem dois grandes inimigos: a extração de madeira e as queimadas.Sobre eles, responda:
a) Como ocorre a extração da madeira? Por que ela é prejudicial ao ambiente?
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
b) Por que ocorrem as queimadas? Quais são suas consequências?
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
=======================================================================================================================
QUESTÃO 06 - Leia o trecho a seguir, do site do Ministério do Meio Ambiente.
Espécies ameaçadas são aquelas cujas populações e hábitats estão desaparecendo rapidamente, de forma a colocá-las em risco de tornarem-se extintas.
Disponível em: <www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=179>.Acesso em: 5 abr. 2012.
a) Cite alguns fatores que ameaçam as espécies de extinção.
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
========================================================================================================================================
QUESTÃO 07 - Assinale as afirmativas que indicam consequências do desmatamento na Amazônia Legal.

( ) enriquecimento das comunidades tradicionais.
( ) degradação dos solos.
( ) extinção de espécies animais e vegetais.
( ) alterações climáticas.
( ) diminuição dos conflitos entre indígenas e          não indígenas.

====================================================
DESUS SEJA LOUVADO.                                                                                              BOA PROVA.

8 comentários:

  1. Muito boa a prova ...bem elaborada....gostei

    ResponderExcluir
  2. gabarito pode ser da região norte

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, adorei

    ResponderExcluir
  4. PRECISO DO GABARITO DESTA PROVA

    ResponderExcluir
  5. como conferi as respostas ou gabarito desses exercicios?

    ResponderExcluir
  6. Tbm quero saber!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;