tag:blogger.com,1999:blog-69420749523800564692024-03-13T19:03:48.356-03:00GEOBLOG DO PROFESSOR OSCARESCOLA: ESTADUAL CHIQUINHA SOARES
MUNICIPAL VIRGÍLIO ANTÔNIO DA SILVA
ALUNOS E PROFESSORES - GEOGRAFIAUnknownnoreply@blogger.comBlogger108125tag:blogger.com,1999:blog-6942074952380056469.post-3929920973488151042015-10-15T15:16:00.001-03:002015-10-15T15:16:25.319-03:00Geografia - Climas do Brasil<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="https://www.youtube.com/embed/55ck1PsuWGE" width="480"></iframe><div class="blogger-post-footer">Postagem para o BLOG DO Prof. OSCAR NASCIMENTO.
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<i>I Quantidade de vapor de água existente no ar, pode variar de um lugar para outro ou em um mesmo lugar dependendo do dia, do mês ou da estação do ano. E quando o vapor de água da atmosfera atinge seu ponto de saturação, ocorrem as precipitações, que podem se apresentar de várias formas e são classificadas como PRECIPITAÇÕES NÃO SUPERFICIAIS e CONDENSAÇÕES SUPERFICIAIS. Quando ocorrem e cite exemplo.<br />
Resposta: PRECIPITAÇÕES NÃO SUPERFICIAIS:<i><br />
Ocorre quando a condensação acontece nas camadas mais elevadas da atmosfera. Exemplos: chuva, neve, granizo.<br />
PRECIPITAÇÃO SUPERFICIAIS:<br />
Ocorre quando a condensação ocorre na superfície da Terra. Exemplo: orvalho, geada, nevoeiro,<br />
<br />
II As chuvas resultam da conjugação de dois fatores: quando o vapor de água atinge seu ponto de saturação e ocorre simultaneamente da queda de temperatura da atmosfera. As chuva (precipitações) podem se formar de três maneiras. Identifique e explique como ocorre esses tipos de chuvas.<br />
Resposta: CHUVAS CONCECTIVAS OU DE CONVECÇÃO: Ocorre quando o ar em ascensão vertical, se resfria, se condensa e se precipita na forma de chuva.<br />
CHUVA DE RELEVO OU CHUVAS OROGRÁFICAS: Ocorrem com a ascensão e o resfriamento do ar, quando tem que ultrapassar barreiras montanhosas.<br />
CHUVAS FRONTAIS: Resultam do choque de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.<br />
<br />
III Descreva as condições atmosféricas para que ocorra as precipitações em forma de NEVE e GRANIZO. <br />
Resposta: <strike>NEVE</strike>: é característico de regiões temperadas e pode acontecer durante todo o ano nas altas montanhas e na regiões polares, a neve é formada pelo congelamento de vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera, antes que eles cheguem à superfície.<br />
<strike>GRANIZO:</strike> Acontece quando gotas de água são elevadas para as camadas mais frias e mais altas da atmosfera, pelas ascensão vertical do ar, e transformam-se em gelo.<br />
<br />
IV Geada, nevoeiro e orvalho não são consideradas precipitações e sim condensações superficiais, de forma sucinta explique como se formam estes fenômenos.<br />
Resposta: <strike>NEVOEIRO:</strike> Ocorre em noites de céu limpo, ventos fracos e umidade relativa razoavelmente alta, forma-se quando o ar quente e úmido em contato com o solo frio ou com superfícies líquidas perde calor e se condensa.<br />
<strike>ORVALHO:</strike> ( são pequenas gotas de água, forma-se após uma noite de baixa temperatura, ao entrar em contato com o solo, o vapor de água passa para o estado líquido.<br />
<strike>GEADA:</strike> é o orvalho congelado. Se o resfriamento do ar for muito intenso e rápido, o vapor de água passará diretamente para o estado sólido, formando uma cama de gelo.<br />
<br />
C - PRESSÃO ATMOSFÉRICA.<br />
V O peso do ar sobre a superfície da Terra é chamada de PRESSÃO ATMOSFÉRICA. Como o peso do ar não é exercido de maneira uniforme em todos os lugares, temos diferenças de pressão atmosférica na superfície terrestre, ou seja, áreas de baixa pressão atmosférica e áreas de alta pressão atmosférica. Considerando que a formação dos ventos estão relacionados às diferenças de temperatura do ar atmosférico, áreas frias (de alta pressão) e áreas quentes (baixa pressão). Explique o mecanismo básico dos ventos.<br />
Resposta: VENTOS são movimentos horizontais e verticais do ar , para se formarem dependem das áreas de alta pressão e de baixa pressão atmosférica. Os ventos sempre deslocam-se das áreas de alta pressão( áreas frias) atmosféricas para as áreas de baixa pressão(áreas quentes). As áreas de alta pressão são chamadas ANTICICLONAIS, e as de baixa pressão CICLONAIS.<br />
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Na tentativa de equacionar tais problemas e contradições, os detentores do poder lançam mão de estudos e proposições que nem sempre atingem seus objetivos. De qualquer forma, os estudos e análises fornecem instrumental teórico aos dirigentes para que sejam tomadas medidas de ordem prática. Só que a natureza dessas medidas variam em função dos diversos interesses ( políticos, econômicos etc.). Para facilitar a comparação dos vários aspectos demográficos, vejamos alguns conceitos fundamental a esse respeito. <br />
<br />
<b>População absoluta:</b> É o número total de habitantes de um lugar ( país, cidade etc.).<br />
<br />
<b>Densidade demográfica:</b> É o número ( a média ) de habitantes por Km². Para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área da região analisada.<br />
<br />
<b>Densidade e superpovoamento:</b> Uma área densamente povoada não é necessariamente superpovoada; isso porque o conceito de superpovoamento não diz respeito apenas ao número de habitantes por Km², mas também se refere ao nível sócio-econômico e tecnológico da população em relação a área ocupada. Nesse caso, ocorre superpovoamento quando há descompasso do ponto de vista das condições sócio-econômicas da população em relação à área ocupada. A Holanda por exemplo, é um país densamente povoado (434 hab/Km²), mas não é superpovoado ( a população desfruta de alto padrão de vida em um espaço muito pequeno), ao passo que países com a Índia (247 hab/Km²) e Bangladesh (740 hab/Km²) são superpovoados. O superpovoamento portanto é relativo.<br />
<br />
<b>Recenseamento ou censo demográfico: </b>É o levantamento ou a coleta periódica dos dados estatísticos (como nascimentos, migrações etc.) da população de um país, cidade etc. Sua importância é fundamental para melhor conhecimento dos vários aspectos demográficos, bem como para fins de investimentos, planejamentos, projeções futuras e outras finalidades. No Brasil o censo é realizado em períodos de 10 em 10 anos, tendo também censos econômicos em meado das décadas para melhor sabermos da situação do país.<br />
<br />
<b>Taxa de nascimento:</b> É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em 1 ano o número de habitantes. Uma taxa de natalidade de 30% ( por mil ) significa que nasceram trinta crianças ( vivas ) para cada grupo de mil habitantes em 1 ano.<br />
<br />
<b>Taxa de mortalidade:</b> <i>É a relação entre o números de óbitos ocorridos em 1 ano e o número de habitantes ( mortalidade geral ). Além disse tipo de mortalidade a mortalidade infantil, que é o número de crianças mortas antes de completar 1 ano de vida para cada grupo de mil crianças com menos de 1 ano de idade. Essa taxa é um importante indicador do nível de desenvolvimento sócio-econômico dos diversos países do mundo.<br />
</i><br />
<b>Taxa de crescimento vegetativo:</b> É a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Não inclui os estrangeiros residentes no país.<br />
Taxa de fecundidade: Número médio de filhos por mulher em idade de procriar, que, por convenção, tem entre 15 e 49.<br />
<br />
<b>Taxa de mortalidade infantil:</b> Relação entre o número de óbitos de crianças com menos de um ano, multiplicado por mil, e o número de crianças nascidas vivas durante o ano civil. <br />
Entre 1950 e 1997, a população da Terra passou de 2,5 bilhões, aproximadamente, para cerca de 5,8 bilhões, sendo que hoje passa dos 6 bilhões. Não são poucos os demógrafos, economistas e outros estudiosos que consideram esta última cifra bastante elevada e o ritmo de crescimento nesse período absurdamente rápido. <br />
Com efeito, quando o tema crescimento populacional vem à tona, é inevitável surgirem polêmicas e posições antagônicas. Embora ocorra de forma diferenciada nas diversas regiões do planeta, o crescimento populacional é uma preocupação que afeta todos os seus habitantes. <br />
Com respeito às perspectivas de elevação populacional para as próximas décadas, várias questões vem sendo suscitadas: a disponibilidade de recursos naturais para abastecer o conjunto crescente de populações; a deteriorização do meio ambiente e, portanto, da quantidade de vida; assim como a capacidade ou não, da tecnologia em fazer frente à demanda de alimentos e recursos necessários a vida do homem na terra. <br />
<br />
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<br />
Antes do Censo 2010, a pesquisa mais completa sobre nossa população foi o Censo 2000. Aqui você vai ficar por dentro das informações do Censo 2010 e vai poder comparar com algumas das informações do Censo 2000. Veja como o nosso país e o nosso povo mudaram em 10 anos! <br />
<br />
No Censo 2000, éramos quase 170 milhões de habitantes no Brasil. Em 2010, esse número aumentou para mais de 190 milhões.<br />
<br />
Desse total, existem aproximadamente 97 milhões de mulheres e 93 milhões de homens. De acordo com o lugar onde moram, essas pessoas distribuem-se em áreas urbanas ou rurais.<br />
<br />
Repare que nossa população que vive em áreas rurais é bem menor do que a que vive em áreas urbanas. Mas antigamente não era assim. Em 1950, a população rural era muito maior do que a urbana. Que tal comparar algumas décadas da distribuição da nossa população?<br />
<br />
<br />
<b>Grupos de idade</b><br />
<br />
Nossa população também pode ser dividida em grupos de idade. Veja só:<br />
<br />
Como você pode ver, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos e aproximadamente 45 milhões de 10 a 19 anos. Ou seja: a população entre 0 e 19 anos chegou perto de 63 milhões de crianças e jovens. Em 2000, esse número era um pouco maior, passando de 68 milhões, já que eram cerca de 33 milhões de crianças de 0 a 9 anos e 35 milhões de 10 a 19 anos<br />
<br />
Até o início dos anos 80 a população brasileira era considerada como predominantemente jovem. Hoje, apesar de ainda ser formada por muitas crianças e jovens, ela vem apresentando algumas mudanças. Acompanhe no quadro abaixo como diminuiu o número de crianças e aumentou o número de pessoas adultas e idosas.<br />
<b>Grupos de idade Censos Demográficos</b><br />
1980 1991 2000 2010<br />
0-14 anos 38,24% 34,73% 29,60% 24,08%<br />
15-64 anos 57,74% 60,45% 64,55% 68,54%<br />
65 anos ou mais 4,01% 4,83% 5,85% 7,38%<br />
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1980-2010 - Resultados do Universo.<br />
<br />
Por que será que o número de crianças e adolescentes deve diminuir nos próximos anos? Você já pensou nisso?<br />
<br />
Hoje os casais têm, em média, menos filhos que antigamente. Pergunte a seus avós quantos irmãos eles tinham e compare com o número de irmãos que você ou seus amigos têm. Tremenda diferença, não?<br />
<br />
Ainda há muitas crianças e adolescentes no Brasil. Mas, como vimos, este número tem diminuido, pois a cada ano a quantidade de crianças que nasce é menor. Em consequência disso, nosso país está "envelhecendo".<br />
<br />
<b>Cor ou raça</b><br />
<br />
Dos nossos 190 milhões de habitantes, 91 milhões se classificaram como brancos (47,7%), 15 milhões como pretos (7,6%), 82 milhões como pardos (43,1%), 2 milhões como amarelos (1,14%), e 817 mil como indígenas (0,4%) no Censo 2010.<br />
<br />
<b>Religião</b><br />
<br />
O Brasil é um país de grande diversidade religiosa. No Censo 2010 mostrou que a maioria da população se declarou católica apostólica romana, apesar desse percentual estar diminuindo nas duas últimas décadas. Em seguida, estão os evangélicos. Confira a tabela abaixo:<br />
<br />
Distribuição percentual da população residente, por religião – Brasil – 1991/2010<br />
<br />
Religiões 1991 (%) 2000 (%) 2010 (%)<br />
Católica apostólica romana 83,0 73,6 64,6<br />
Evangélicas 9,0 15,4 22,2<br />
Espíritas 1,1 1,3 2,0<br />
Umbanda e Candomblé 0,4 0,3 0,3<br />
Outras religiosidades 1,4 1,8 2,7<br />
Sem religião 4,7 7,4 8,0<br />
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010.<br />
<br />
<b>Pessoas portadoras de deficiência</b><br />
<br />
Em 2010, cerca de 45,6 milhões de pessoas se declararam portadoras de alguma deficiência. Este número corresponde a 23,9% da população brasileira. Veja na tabela abaixo os tipos de deficiência declarados no Censo:<br />
<br />
População residente por tipo de deficiência - Brasil – 2010<br />
<br />
Tipo de deficiência População residente<br />
Visual 35.774.392<br />
Auditiva 9.717.318<br />
Motora 13.265.599<br />
Mental/intelectual 2.611.536<br />
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.<br />
Obs: Algumas pessoas declararam possuir mais de um tipo de deficiência. Por isso, quando somadas as ocorrências de deficiências, o número é maior do que 45,6 milhões, que representa o número de pessoas, não de ocorrências de deficiência.<div class="blogger-post-footer">Postagem para o BLOG DO Prof. OSCAR NASCIMENTO.
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Um blog a serviço da geografia.</div>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6942074952380056469.post-60523989218463921362013-03-09T10:54:00.000-03:002013-03-09T10:54:40.117-03:00ATIVIDADE DE REVISÃO DE CONTEÚDO - UNIDADE IRESPONDA ÀS PERGUNTAS.<br />
( referência no livro, até a pagina 30 )<br />
CAPÍTULO I - LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.<br />
01 - Eescreva a localização do território brasileiro em relação aos hemisférios, às zonas térmicas e aoos continentes.<br />
<br />
02 - Em relação à extensão latitudinal e longitudinal, no território brasileiro, responda:<br />
a) Qual é a inflência da grande extensão leste-oeste ( longitudinal ) no território brasileiro?<br />
<br />
b) Descreva a influência da grande extensão leste-oeste ( latitudinal ) soobre o território.<br />
<br />
CAPÍTULO 2 - FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.<br />
03 - A imensa extensão territorial de nosso país resultou de um longo processo de conquistas de terras, iniciada pelos portugueses a partir de 1500, quando os portugueses aqui chegaram. Sobre este evento, responda.<br />
a) Quando começou a ser definido os limites do território?<br />
<br />
b) Quando os portugueses chegaram ao território, essas terras eram habitadas? Justifique sua resposta?<br />
<br />
04 - Para não perder o poder as terras ocupadas, quais foram as medidas tomadas pela coroa portuguesa?<br />
<br />
05 - Quais foram os fatores que contribuíram para a ocupação e expansão do território desde o século XVI?<br />
<br />
06 - Destaque as principais atividades econômicas desenvolvidas ao longo dos séculos XVI, XVII,XVIII e XIX que contribuíram para a ocupação e formação do território.<br />
<br />
CAPÍTULO 3 - REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.<br />
07 - O que é regionalizar? Por que regionalizar?<br />
<br />
CAPÍTULO 04 - BRASIL : REGIÕES E POLÍTICAS REGIONAIS.<br />
08 - Qual é o orgão do governo federal, responsável pela regionalização oficial do Brasil? Como está dividido o Brasil, segundo a regionalização oficial? Cite os critérios utilizados.<br />
<br />
09 - Como está dividido o Brasil pelos COMPLEXOS REGIONAIS? cite os critérios utilizados.<br />
<br />
10 - O Brasil é um país com grandes desigualdades sociais, naturais e conômicas, com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões do Brasil e estimular o desenvolvimento regional foram criadas as <b>agências de desenvolvimento regional</b>.Cite as principais agências que atuam neste sentido, e seus objetivos de criação.<br />
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Um blog a serviço da geografia.</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6942074952380056469.post-35117409906777060682013-03-01T20:41:00.001-03:002013-03-01T20:41:16.289-03:00HISTÓRIA E GEOGRAFIA... TÔ POR DENTRO: Tópico 7 turismo2<a href="http://profclaugeohist.blogspot.com.br/2012/10/topico-7-turismo2.html">HISTÓRIA E GEOGRAFIA... TÔ POR DENTRO: Tópico 7 turismo2</a><div class="blogger-post-footer">Postagem para o BLOG DO Prof. OSCAR NASCIMENTO.
Um blog a serviço da geografia.</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6942074952380056469.post-47132890248473062062013-02-27T20:38:00.000-03:002013-03-09T15:31:09.788-03:00O TRABALHO HUMANO E A TRANSFORMAÇÃO DO PAISAGEM<<b>b>CAPÍTULO 02 - O TRABALHO E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.</b><br />
<br />
O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas.<br />
<br />
<b>01 - O TRABALHO HUMANO.</b><br />
<br />
É por meio do trabalho que as pessoas transformam a natureza e constroem o espaço geográfico. O trabalho humano e o espaço geográfico estão em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento.<br />
o <br />
A DIVISÃO DO TRABALHO.<br />
<br />
Por que os seres humanos trabalham? Garantir a satisfação de suas necessidades básicas ( alimentação, vestuário e transporte ) e assegurar a existência, produzindo grande quantidade e variedade de produtos, assim como obter ascensão social.<br />
• Divisão social do trabalho. É a divisão do trabalho em diferentes funções e profissões. Exemplo: Agricultores, dentistas, médicos, advogados, professores etc.<br />
• Divisão territorial do trabalho. É a divisão espacial das atividades econômicas, ou seja, algumas regiões de estados, de países, de continente ou do mundo se destacam pelas atividades econômicas que desenvolvem.<br />
Exemplo: Nova Serrana - MG se destaca pela indústria de calçados.<br />
<br />
02 - AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO e PAISAGENS.<br />
<br />
Para cada uma das funções, dentro da divisão social do trabalho, há diferentes rendimentos, ou seja, há diferenças de poder aquisitivo entre as pessoas.<br />
Essas diferenças de rendimentos e de poder aquisitivo são um dos fatores geradores das diferentes paisagens existentes tanto nas cidades quanto no campo.<br />
<br />
o AS ATIVIDADES ECONÔMICAS.<br />
<br />
As principais atividades econômicas da sociedade são EXTRATIVISMO, A INDÚSTRIA, A AGROPECUÁRIA, O COMÉRCIO E A PREATAÇÃO DE SERVIÇOS. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades.<br />
<br />
RESPONDA , CONFORME TEXTO ACIMA E NO QUE VOCÊ APRENDEU.<br />
<br />
01 - EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO HUMANO E PAISAGEM.<br />
<br />
02 - EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA OS SERES HUMANOS.<br />
<br />
03 - O QUE É A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO?<br />
<br />
04 - O QUE É A DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO? CITE EXEMPLOS.<br />
<br />
05 - EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE UMA PAISAGEM E O PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO QUE VIVE NUM DETERMINADO ESPAÇO GEOGRÁFICO.<br />
<br />
06 - EXPLIQUE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE PAISAGENS E ATIVIDADES ECONÔMICAS.<br />
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Um blog a serviço da geografia.</div>Unknownnoreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-6942074952380056469.post-74972278296847604342013-01-30T15:17:00.000-02:002013-03-09T15:31:09.790-03:00O QUE É GEOGRAFIA.<br />
<b>GEOGRAFIA.</b><br />
A geografia é a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca. Interessa à geografia tanto as alterações que o homem realiza na paisagem como as adaptações que ele tem de fazer para viver em determinadas áreas do planeta.<br />
Ao estuda a paisagem, a geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências como da matemática, da física, da química, da história e da sociologia.<br />
A geografia é, então, uma ciência de síntese, pois baseia-se nas informações de várias outras ciências para analisar a realidade do homem, como agente social, no espaço que habita.<br />
<br />
<br />
<b>PARA QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?<br />
</b> Poderíamos elaborar uma lista enorme de respostas para esta questão, há uma que parece mais adequada e que melhor reflete a importância real do conhecimento geográfico:<br />
“ Estuda-se Geografia para conhecer a realidade e poder atuar sobre ela”.<br />
<br />
<br />
<b>COMO ESTUDAR GEOGRAFIA?<br />
</b> A geografia parte da descrição para chegar à explicação dos fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases:<br />
<b># OBSERVAÇÂO</b> do fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no espaço.<br />
<b># ANÁLISE </b>das relações que o fenômeno estudado tem com outros aspectos da paisagem.<br />
# tentativa de descobrir as <b>CAUSAS</b> que geraram o fenômeno estudado.<br />
<br />
<br />
<br />
<b>OS PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA.<br />
</b> Para estudar um fenômeno geográfico é importante levar em conta alguns princípios muito importantes:<br />
<b>* EXTENSÃO:</b> Todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do território, que se deve ser delimitada.<br />
<b>* LOCALIZAÇÃO.</b>Todo fenômeno geográfico deve ser localizado, delimitado e, assim, deve ser cartografado.<br />
<b>* ANALOGIA:</b> Todo fenômeno geográfico deve der comparado a outros do mesmo tipo, para facilitar a sua compreensão.<br />
<b>* CAUSALIDADE:</b> Todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas.<br />
<b>* ATIVIDADE:</b> Todo fenômeno geográfico é dinâmico, portanto, seu estudo deve compreender a delimitação também no tempo.<br />
<br />
<br />
<b>A GEOGRAFIA E O PODER.</b><br />
O conhecimento da geografia sempre foi utilizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos, principalmente de grupos dominantes - empresas, governos de países ricos ou grupos que compõem a elite de países pobres.<br />
Conhecer a geografia de um país permite que se tenha ideia da sua capacidade econômica quanto aos recursos naturais, como potência hidráulica, ocorrência de combustíveis fósseis, a presença de minérios, solos férteis; e também de suas características demográficas, como a natalidade, a mortalidade, a participação de jovens e idosos no conjunto da população.<br />
Em caso de guerra, estudando a geografia de um país é possível detectar seus pontos fracos, como: De onde seria mais fácil iniciar uma invasão, de onde poderia impedir a chegada de alimentos para sua população. A história está repleta de vitórias bélicas favorecidas pela Geografia. <br />
Por outro lado há derrotas fragorosas, em que o grande inimigo foi a geografia do lugar. Napoleão e Hitler enfrentaram um mesmo inimigo: <b>O GENERAL WINTER </b>( General Inverno em inglês) o rigoroso inverno que ajudou a derrotar franceses e alemães em duas tentativas de invadir a Rússia.<br />
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Um blog a serviço da geografia.</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6942074952380056469.post-41981431778904794242012-11-22T22:14:00.004-02:002012-11-22T22:14:34.180-02:00RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA03 – RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA. ( PÁGINAS 166 A 168)
Muitos ________________________________________ são empregados como ______________________, e com isso ocorre a ampliação da capacidade de ______________________________ e obtendo-se cada vez mais _______________________________ .
Até o século ______ ( dezoito), as principais fontes de energia eram a _____________________ ______________ dos _______________________________________ e dos ___________________________________, o __________________, a ___________________________________ e a ________________________________ .
Com a Revolução industrial, a partir do século XVIII, novas fontes de energia passaram a ser usadas como o ______________________________________ e, mais tarde, o ________________________, o ________________________________, a ____________________________________ e ainda mais intensamente a ____________________________.
OS 10 MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DE ENERGIA.( 2004- em %)
A – O CARVÃO MINERAL.
Tornou-se a principal fonte de energia durante o _____________________. A queima do ______________________ fornecia o __________________ que fazia funcionar as ________________________ usada nas primeira indústrias.
Hoje o _________________________________ é muito importe para as __________________________ _ ______________________, que utilizam sua ____________________________ para derreter o _______________ e, a partir dais produzir o ______________________ .
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Um blog a serviço da geografia.</div>Unknownnoreply@blogger.com0