GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

7º ANO - GEOGRAFIA



CAPÍTULO 27 – A ECONOMIA INDUSTRIAL DO SUDESTE.
            O sudeste é a região mais industrializada do país e conta com uma agropecuária moderna. O responsável pela maior parte da geração de renda na Região Sudeste é o setor terciário.
1 – AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS.
               Do ponto de vista econômico o Sudeste é a região mais importante do Brasil. Mesmo buscando outros lugares para produzir, as empresas continuam enxergando essa região como centro de decisões e de concentração de riquezas. Seu parque industrial é bastante diversificado, verificando-se a presença de vários tipos de indústrias.
            A – OS TECNOPOLOS.
                              Tecnopolos são áreas onde se concentram centros de pesquisa científica e tecnologia como as universidades e os institutos de pesquisa. Os principais tecnopolos do Brasil encontra-se na Região Sudeste,principalmente no estado de São Paulo, a tecnologia desenvolvida nesses centros tecnológicos é aplicada nas indústrias, conciliando-se crescimento científico e tecnológico com produção industrial.
02 – O SETOR TERCIÁRIO NO SUDESTE.
               _ O setor terciário ( serviços, comércio, turismo etc.) é responsável por mais da metade do PIB produzido pelo Sudeste.
               _ No Sudeste as atividades comerciais são impulsionadas pela presença de vastos centros atacadistas       que fornecem os mais diversos tipos de produtos para o comércio varejista de todo o país.
               _ Localizam-se importantes empresas de importação e exportação de produtos.
               A_ OS SERVIÇOS..
                              _ Estão concentradas empresas prestadoras de serviços em vários ramos de atividade: educação,                    saúde, telecomunicações, informática, publicidade, turismo, setor financeiro etc.
                              _ O setor financeiro.
                                            * Na capital paulista estão localizadas sedes de bancos nacionais e estrangeiros e a Bolsa                               de Valores – BOVESPA – e a BMF, Bolsa de Mercadorias e Futuro.

03 – O ESPAÇO AGRÁRIO DO SUDESTE.
            A agropecuária tem muita importância na economia regional e nacional. Em grande parte da região predomina a agropecuária modernizada.
            AGRICULTURA. Caracterizam-se pelo emprego de elevadas tecnologias, pelo uso acentuado de fertilizantes químicos e agrotóxicos, e pela diversidade de produção, isto é, pelo cultivo de vários produtos.
            _ Principais produtos: Laranja, café, cana-de-açúcar, que atendem o mercado interno, têm grande parte de produção destinada à exportação.
            PECUÁRIA. Desenvolve de forma intensiva, com espécies selecionadas e vacinadas, o que garante alta produtividade, possui o segundo maior rebanho bovino do país e o terceiro rebanho suíno entre as regiões do Brasil. A produção de leite é a maior do país, e concentra-se principalmente em Minas Gerais e São Paulo.

04 – O EXTRATIVISMO.
            Basea-se principalmente na extração de recursos minerais, onde são extraídos os seguintes minérios: Níquel, cobre, chumbo, calcário, zinco, cromo, prata, cobre, urânio, cassiterita, manganês, bauxita, diamante, ouro, e outros. O grande destaques são o petróleo e o minério de ferro.
            A – PETRÓLEO.
            O petróleo é extraído na plataforma continental, litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, São Paulo responde por 80% de toda a produção do Brasil.
            O Sudeste concentra o maior número de refinarias de petróleo do país é também o maior consumidor dos produtos dessa indústria, principalmente combustível.
            B – MINÉRIO DE FERRO.
            O minério de ferro é encontrado principalmente em Minas Gerais, pela mineradora VALE, que abastece tanto o mercado interno quanto o externo.

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;