GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

07/03/2012

PLANO DE CURSO DE GEOGRAFIA 7º ANO


              E.      ESCOLA  ESTADUAL CHIQUINHA SOARES
                     PLANO DE CURSO DE GEOGRAFIA  - 7º ANO
 Prof. Oscar Nascimento


7º ANO

1º Bimestre

UNIDADE I  -  TERRITÓRIO BRASILEIRO

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 01: Localização do território brasileiro.
A - Extensão do território.
B - Onde está o Brasil.
C - Extensão latitudinal e     longitudinal.
D - As latitudes e as paisagens.
E - As longitudes e os horários.


CAPÍTULO 02: A Formação do território brasileiro
A - A chegada dos portugueses à América.
B - Os limites territoriais.
C - Povoar ou perder.
D - Expansão territorial


CAPÍTULO 03: Regionalização do território brasileiro
A - O que é regionalizar.
B - Por que regionalizar.



CAPÍTULO 04: Brasil - regiões e políticas regionais.
A - Regionalização oficial.
B - Os complexos regionais.
C - Políticas regionais no Brasil.





*Observar a posição do Brasil no planeta e suas implicações


* Relacionar as paisagens naturais brasileiras às localizações latitudinais.

D63- Relacionar a concentração socioeconômica do Brasil nas áreas próximas ao Atlântico com o processo de colonização do país. (O)

* Identificar os diferentes fusos horários no Brasil.

* Relacionar a ocupação e formação do território brasileiro  às atividades econômicas desenvolvidas no período colonial.

* compreender e explicar a ocupação do território brasileiro ao longo dos séculos.

* Observar a divisão político-administrativa do Brasil, identificando seus critérios e caracterizando cada uma delas.

D65 - Analisar as transformações do território brasileiro decorrentes do desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar e do café. (O)

* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;

* Atividades com mapas

* organizar o glossário com os temas e conceitos trabalhado nas lições da unidade.

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.



OBSERVAÇÕES.








UNIDADE II  - A POPULAÇÃO BRASILEIRA

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 05:  Brasil: aspectos demográficos
A - Um país populoso mas pouco povoado.
B - A distribuição da população.
C - O crescimento da população.
D - A pirâmide etária brasileira.




            CAPÍTULO 06: A formação da população brasileira.
A - Um país marcado pela diversidade.
B - O mito da democracia racial.




            CAPÍTULO 07: Os movimentos migratórios.
A - O que é migração.
B - Migrações externas e internas.




            CAPÍTULO 08: A população e o trabalho no Brasil.
A - População Economicamente Ativa (PEA).
B - O desemprego e seus fatores.
C - A economia informal.
D - O trabalho infantil no Brasil.




* Comparar a população brasileira à população de outros países,

* Interpretar o mapa de distribuição territorial da população brasileira.

* Identificar os fatores de crescimento da população brasileira.

* Destacar as causas da diminuição do ritmo de crescimento da população.

* Estabelecer as relações entre o crescimento da população e o desenvolvimento econômico.

* Identificar os diversos grupos étnicos que participam da formação do povo brasileiro – indígenas, negros e brancos – e como cada um desses grupos se incorporou ao processo.

* Identificar movimentos migratórios internos e suas causas.

* Compreender a relação entre a estrutura da população e a porcentagem de PEA.

* Identificar as causas e consequências do desemprego na população.

* Compreender as consequências do trabalho infantil no futuro das crianças.



* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de tabelas e gráficos e pirâmides etárias da população brasileira em variados momentos.

* Atividades com mapas demográficos

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição e comparação de informações;

* Resolução de exercícios

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* assistir vídeos relacionados ao tema da unidade.







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                     PLANO DE CURSO DE GEOGRAFIA  - 7º ANO
 Prof. Oscar Nascimento


7º ANO

2º Bimestre

UNIDADE III  -  INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO DO BRASIL

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO


CAPÍTULO 09:
A industrialização brasileira
A - O início da industrialização.
B -  Características da industrialização brasileira.
C -  Concentração e desconcentração industrial.

               


            CAPÍTULO 10:
A urbanização brasileira
A - Urbanização recente.
B -  Urbanização e industrialização.




            CAPÍTULO 11:
Rede e hierarquia urbanas.
A - Rede urbana.
B - Hierarquia urbana.
C - Conurbação.
D - As regiões metropolitanas.




            CAPÍTULO 12: Problemas sociais e ambientais nas cidades.
A - Problemas sociais urbanos.
B - Problemas ambientais urbanos.



* Compreender o processo de industrialização do Brasil no panorama mundial de industrialização de países subdesenvolvidos.

* Identificar as características da industrialização brasileira.

* compreender as razões históricas da concentração industrial no centro-Sul do Brasil.

* Reconhecer algumas características do processo de urbanização no Brasil.

* Compreender que o processo de urbanização não pode ser caracterizado apenas como crescimento das cidades, mas que se trata de algo mais amplo, envolvendo modificações significativas, na sociedade e na economia.

* Caracterizar os modelos explicativos da rede urbana brasileira.

* Identificar os principais problemas urbanas no Brasil.

* Explicar o processo de urbanização brasileiro


* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;

* Atividades com mapas

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final e conclusão.

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* assistir vídeos relacionados ao tema da unidade.



Observações.





UNIDADE IV -  REGIÃO NORTE

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 11: Aspectos físicos da Região Norte.
A - Amazônia e Região Norte são sinônimos?
B - A Floresta Amazônica.
C - A Bacia Amazônica.
               

            CAPÍTULO 12: Ocupação e exploração da Região Norte.
A - Primeiras atividades econômicas.
B - A integração da Amazônia.
C - Extrativismo mineral.
D - A expansão urbana.


                                              
            CAPÍTULO 13: Devastação na Amazônia Legal.
A - Os efeitos do desmatamento.
B - A devastação da floresta
C - Animais ameaçados de extinção.



            CAPÍTULO 14: Desenvolvimento sustentável.
A - Produzir, consumir, produzir, consumir.
B - Desenvolvimento sustentável.
C - As comunidades tradicionais.
D - As reservas extrativistas.


* Caracterizar o espaço natural da Região Norte.

* Identificar Amazônia Legal e Amazônia Internacional  e distingui-las.

* Caracterizar e localizar as bacias hidrográficas da região.

* Destacar a importância da bacia amazônica para a região, para o Brasil e para a América do Sul.

* Identificar e localizar as principais unidades do relevo da região Norte.

* Explicar o processo de ocupação da região.

* Identificar os fatores responsáveis pela integração da região ao contexto nacional.

* Identificar a importância das atividades extrativas ( mineral e vegetal ) para a região.

* Identificar e localizar as metrópoles da região Norte.

* Reconhecer as características naturais da região e sua estreita interdependência, que intensifica os efeitos da ação humana sobre o ambiente.

* Reconhecer a necessidade de um projeto de desenvolvimento da região que respeite suas características e sua rica biodiversidade, ainda pouco estudado.

* Reconhecer a importância da exploração autorizada da biodiversidade da floresta e da punição de ações de biopirataria.

* Aula expositiva dialogada

* leitura dirigida do texto.

* Elaboração de mural;

* Atividades com mapas

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição .

*Uso de vídeos e músicas.

*

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* Resolução de exercícios.

* Pesquisas bibliográficas.






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7º ANO

3º Bimestre

UNIDADE V  - REGIÃO NORDESTE

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 15:
Aspectos físicos da Região Nordeste
A - Apresentação.
B - O Nordeste seco.
C - A hidrografia do Nordeste.


CAPÍTULO 16 –
Nordeste: ocupação e organização do espaço
A - O espaço colonial do Nordeste.
B - A decadência econômica do Nordeste.
C - A indústria da seca.
D - A transposição das águas do São Francisco



CAPÍTULO 17:
As sub-regiões do Nordeste.
A - As quatro sub-regiões.
B -  Áreas de ocupação tradicional.
• Saiba mais:  Turismo no Piauí.



CAPITULO 18:
Nordeste - espaço geográfico atual.
A - O crescimento econômico.
B - Atividades econômicas.
C - Os serviços.
D - Áreas de dinamismo econômico.
E - Indicadores sociais do Nordeste.



* Caracterizar os tipos de clima da região.

* estabelecer relações entre a presença de rios temporários e o clima semiárido.

* Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região.

* Identificar e localizar os principais tipos de vegetação.

D45 - Relacionar o Sertão nordestino e a indústria da seca. (G)

* Descrever o processo de ocupação do espaço colonial.

* Reconhecer os problemas socioeconômicos da região do semiárido, em sua maioria decorrentes da seca.

* Distinguir as sub-regiões nordestinas, reconhecendo suas características naturais e econômicas: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

* Identificar características do processo de desenvolvimento econômico recente da região Nordeste.



* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;

* Atividades com mapas

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final e conclusão.

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* assistir vídeos relacionados ao tema da unidade.










UNIDADE VI  - REGIÃO SUDESTE

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 19 –
Aspectos físicos da Região Sudeste.
A - Apresentação.
B - A vegetação original e sua devastação.
C - Os processos erosivos e a ação humana.
D - A hidrografia do Sudeste.



CAPÍTULO 20:
A ocupação do Sudeste.
A - A mineração e a ocupação do Sudeste.
B - A cafeicultura e a organização do espaço.
Atividades dos capítulos 19 e 20.
• Saiba mais O século das cidades.



CAPÍTULO 21:
Sudeste: organização atual do espaço
A - Concentração populacional.
B - Concentração industrial.



CAPÍTULO 22:
A economia industrial do Sudeste.
A - As atividades industriais.
B - O setor terciário.
C - O espaço agrário do Sudeste.
D - O extrativismo.


* Identificar e localizar os principais tipos de vegetação do Sudeste.

* Descrever e localizar as principais unidades do relevo da região.

* Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região.

* Conhecer alguns fatores histórico-econômicos da organização do espaço na região _ Mineração e Cafeicultura.

* Justificar a concentração populacional na  região e a formação das metrópoles.

* Localizar os principais polos industriais da região.

* Descrever o atual processo de desconcentração industrial no Sudeste.

* Descrever a importância econômica das atividades terciarias e a produção industrial no sudeste.

* Identificar o papel polarizador das metrópoles do Sudeste

* Localizar os principais polos industriais da região.

* Descrever o setor terciário no Sudeste.

* Caracterizar a agropecuária do sudeste.
* Caracterizar o extrativismo na região Sudeste.

* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;

* Atividades com mapas

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final e conclusão.

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* assistir vídeos relacionados ao tema da unidade.




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7º ANO

4º Bimestre


UNIDADE VII  - REGIÃO SUL

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 23:
Aspectos físicos da Região Sul
A – Apresentação.
B -  O relevo e a rede hidrográfica da Região Sul



CAPITULO24:
A ocupação e a organização do espaço sulista.
A - A expansão da ocupação na Região Sul.
B - A imigração consolidou a ocupação.
Lugares interessantes:  Pomerode — a cidade mais alemã do Brasil.



CAPÍTULO  25:
 A população da Região Sul
A - Aspectos da população do Sul.
B -  Indicadores sociais da Região Sul.



CAPÍTULO 26:
A economia da Região Sul.
A - Características gerais da economia sulista.
B - A pecuária,  A agricultura.
C -  O extrativismo
D - A industrialização.
E -  As atividades terciárias.

* Descrever as paisagens naturais da região Sul, estabelecendo relações entre a localização geográfica e os elementos naturais.

* Descrever e localizar as principais unidades do relevo sulino.

* Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região Sul.

* Estudar o processo de formação e organização do espaço sulino.

* Descrever o processo de ocupação e povoamento da região Sul.

* Distinguir o papel do imigrante no processo de organização do espaço sulino.

* Descrever as principais características da população sulina.

* Justificar o processo de emigração de sulistas para outras regiões do país.

* Caracterizar a agropecuária da Região sul.

* Caracterizar a atividade extrativista  na região.

* Caracterizar a atividade industrial no sudeste.

*


* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;

* Atividades com mapas

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final e conclusão.

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* assistir vídeos relacionados ao tema da unidade.






UNIDADE VIII - REGIÃO CENTRO-OESTE

CONTEÚDO
OBJETIVOS / DESCRITORES
ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 27:
Aspectos físicos da Região Centro-Oeste.
A – Apresentação.
B -  O clima.
C -  Relevo e hidrografia.
 D - O Cerrado.
   E -  O Pantanal.



CAPÍTULO 28 –
Impactos ambientais no Cerrado e no Pantanal.
A - Impactos ambientais no Cerrado.
B - Impactos ambientais no Pantanal,
Atividades dos capítulos 27 E 28
• Lugares interessantes: Festival Internacional da Pesca de Cáceres.



CAPÍTULO 29:
Centro-Oeste: expansão do povoamento.
A - A ocupação da região.
B - Projetos de colonização.
C - Brasília: uma estratégia de integração.       



CAPÍTULO 30:
Centro-Oeste: crescimento econômico
A - A atividade pecuária.
B - A produção agrícola.
C - O extrativismo.
D - O turismo.
E - As atividades industriais.
• Lugares interessantes Bonito: vocação para o ecoturismo, 205
• Saiba mais O Plano Piloto de Brasília, 207

* Descrever as paisagens naturais da região Centro-Oeste, estabelecendo relações entre a localização geográfica e os elementos naturais.

D46 - Analisar, através de tabelas, gráficos e mapas, a expansão da agricultura moderna no cerrado brasileiro. (G)

* Descrever as características do clima no Centro-Oeste e relacionar a estas a vegetação da região.

* Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região Centro-Oeste e as principais unidades do relevo da região.

*  Identificar e localizar os principais tipos de vegetação da região – Cerrado e pantanal.

* Descrever a biodiversidade no Centro-Oeste.

* Descrever os impactos ambientais provocado pelo homem no cerrado e no pantanal.

* Descrever o processo de formação e ocupação da região Centro-Oeste.

* destacar Brasil como uma estratégia de integração do Centro-Oeste e Região norte ao restante do país.

* Caracterizar a agropecuária da Região Centro-Oeste.

* caracterizar o turismo ecológico como atividade de grande potencial econômico para a região.


* Leitura dirigida do texto;

* Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;

* Atividades com mapas

* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final e conclusão.

* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e organizada pelo professor.

* Avaliação escrita ao final da unidade.

* Leitura e interpretação do texto,

* Assistir vídeos relacionados ao tema da unidade.



4 comentários:

  1. Gostaria de receber provas do 1º,2º,3º e 4 ] bimestre com descritores e o gabarito ,8º ano e 7º ano do ensino fundamental.
    Muito obrigado.
    Edmateixeira@hotmail.com

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  2. boa noite professor . Gostaria de saber se tem desse mesmo roteiro anual do 6º , 8º e 9º de geografia ,
    seguindo esse mesmo padrão do 7º ano . Como faço pra adquirir? Obrigada desde já

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  3. PROFESSOR, VC NÃO TEM O PLANO DE CURSO DO 6º,8º, e 9º neste mesmo padrão?. gostaria de obtê-los.Como faço ??
    obrigada.

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  4. Olá, vc tem conte´´udos e planos do EJA (fundamental)..se sim, enviar ao email valzzittalima@gmail.com

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