GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

05/11/2012

ÁSIA - ÍNDIA



AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE  GEOGRAFIA  QUARTO BIMESTRE/2012
 ALUNO(a): _____________________________________________________________ Nº. _______  9º ANO
assunto : DESTAQUES ASIÁTICOS - ÍNDIA.
A Índia foi colônia inglesa durante quase três séculos. Cite uma ação promovida pelos colonizadores britânicos que:
a) dificultou o processo de industrialização e a modernização da sociedade indiana.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
b) originou os conflitos territoriais enfrentados pela Índia atualmente.
______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
Observe o mapa e complete as lacunas do texto.
Entenda o conflito no sul da Ásia
            Os dois países são ex-colônias britânicas. Em 1947 conseguiram independência. Os ingleses repartiram a região de acordo com a religião das maiorias (...).
O controle sobre a região da ____________________________  foi causa de duas das três guerras (1948-1949, 1965 e 1971) já travadas entre  ______________________________e ______________________________________ desde 1947 — ano em que ambos os países se tornaram independentes do Reino Unido.
            A  ______________________________________ é uma região montanhosa ao norte dos dois países. Grande parte da população da região é muçulmana e quer a anexação ao ______________________________________________ , que a ______________________________ recusa. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio  ____________________________________ e o restante sob controle do Paquistão e da China.
            O _______________________________________  reivindica o controle total da Caxemira sob o argumento de que lá vive uma população de maioria islâmica — a mesma do país. Já a ________________ tem uma população majoritariamente hindu.
-==============================================================
Sobre as atividades econômicas da Índia, complete as lacunas a seguir.
a) Na Índia, a atividade econômica que emprega a maior parte da população econômicamente ativa é _____________________________________a .
b) O principal produto agrícola do país é o ________________________ , cultivado ao longo do rio  ____________________________________e nas planícies litorâneas.

c) Outras produções importantes são realizadas na forma de monoculturas, como
_______________________________ , _____________________________  e____________________ ,heranças do período colonial.

d) Nas últimas décadas, porém, os indianos ganharam destaque no cenário mundial no setor ________________________________ , sobretudo naquele ligado à informática, concentrado principalmente em ______________________________________ .
e) O processo de industrialização na Índia ainda é um fenômeno bastante pontual, ou seja, atinge apenas algumas cidades e regiões, como ___________________________ , _______________________  , _______________________  e a capital ___________________________ .
f) A produção industrial também se destaca em  ______________________ ,  _____________ , _________________________________  e   ____________________________________ .

Sobre a história da Índia, marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas.
(       ) A Inglaterra consolidou seu domínio sobre a Índia no século XVII, após alguns         anos de disputa com portugueses, franceses e holandeses.
(       ) A colonização britânica direcionou a produção do país para atender o           mercado interno, colocando em segundo plano as exportações.
(       ) O s ingleses implantaram na Índia as plantations, grandes propriedades           monocultoras com produção destinada à exportação.
(       ) A s plantations foram benéficas para a economia da Índia, porque eliminaram as crises de fome e viabilizaram a industrialização e a modernização da sociedade indiana.
(       ) No início do século XX, a pobreza do país impulsionou um movimento           nacionalista liderado por Mahatma Gandhi, que defendia a desobediência      civil não violenta.
(       ) A s mobilizações desencadeadas por Gandhi facilitaram a independência da           Índia em 1960, anos depois do final da Segunda Guerra Mundial.
(       ) No processo de independência, a Inglaterra promoveu a partilha do território     (então denominado União Indiana) entre elites regionais, dando surgimento à        Tailândia, de maioria cristã.

Leia o texto a seguir e responda às questões.
Favela de Mumbai mostra os dois lados da Índia atual
               A maior favela da Ásia, personagem central de Quem quer ser um milionário?, recebe o visitante em Mumbai, a antiga Bombaim.
               Dharavi, onde 1 milhão de pessoas vivem em barracos, começa pouco depois do aeroporto internacional, que vive ampliação bilionária.
               Mais que a “oficial” Délhi, Mumbai é o verdadeiro resumo da Índia do presente. Arranha-céus e shoppings pipocam pela cidade de 19 milhões de habitantes, a maior metrópole do país, onde estão os bancos, as multinacionais e os bilionários.
               O mais rico do país, Mukesh Ambani, 53, construiu uma torre de 27 andares para hospedar a família (ele, a mulher e dois filhos, mais 200 empregados). Com 173 metros de altura, oito a mais que o edifício Itália, em São Paulo, tem três heliportos, cinema e piscinas para as visitas.
               Dharavi tem mesmo toda aquela miséria vista no filme, com fossas e latrinas a céu aberto, e milhares de mendigos com as mais variadas deformidades físicas, mas também é retrato do momento chinês da economia indiana. (...)
Folha de S.Paulo, 3 mar. 2011. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/turismo/883611
-favela-de-mumbai-mostra-os-dois-lados-da-india-atual.shtml>. Acesso em: 5 jun. 2012.
a) Qual é o assunto principal do texto? _______________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
b) O que o autor do texto procurou demonstrar com a frase “Mumbai é o verdadeiro resumo da Índia do presente”? ______________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;