GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

31/08/11

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 9º ano

E. M. VIRGÍLIO ANTÔNIO DA SILVA – MATO SECO

BOM DESPACHO – MG. AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

ALUNO(a): __________________________________

DATA ________/ 09/2011. _ Prof. Oscar Nascimento


 

01 - Quando surgiu a divisão do continente europeu em ocidental e oriental?

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

02- Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste europeu passaram a fazer parte do bloco soviético (socialista). Explique como isso ocorreu?

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

03 - Sobre o fim da Guerra Fria e o processo de modernização das ex-repúblicas soviéticas, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

a)- ( ) - Com a queda do muro de Berlim, a União Soviética tornou-se mais forte geopoliticamente, dividindo com os Estados Unidos a posição de potência mundial.

b)- ( ) - Fim da economia planificada, adoção de modelos democráticos nos países do leste europeu e fim da aliança militar socialista foram consequências do final da Guerra Fria.

c)- ( ) - O período de economia planificada preparou os países da ex-União Soviética para o cenário econômico e mundial do fim do século XX.

d)- ( ) - Toda a população dos países da ex-União Soviética tinha acesso aos bens de consumo e aos produtos de primeira necessidade, sem enfrentar nenhum tipo de problema.

e)- ( ) - A adoção da economia planificada teve impacto negativo no processo de inserção dos países da ex-União Soviética na economia mundial e fracassou por não incentivar a produção, a inovação e a livre iniciativa da população.


 

04 - A respeito da CEI, responda:

  1. O que significa a sigla e qual é o principal objetivo dessa organização?

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

  1. Por que a Federação Russa foi a maior interessada na criação da CEI?

    _____________________________________________________________________________________________________

    _____________________________________________________________________________________________________

    ______________________________________________________________________________

    05 - Circule, no quadro a seguir, os países que fazem parte da CEI.


     


     

    Estônia, Azerbaijão, Letônia, Rússia, Polônia, República Tcheca, Turcomenistão, Eslováquia, Hungria, Quirguistão, Romênia, Armênia, Lituânia, Uzbequistão, Eslovênia, Croácia, Belarus, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Geórgia, Montenegro, Bulgária, Ucrânia, Macedônia, Moldávia, Albânia, Cazaquistão, Kosovo, Tadjiquistão.


     


     

    06 - Escreva um parágrafo que apresente duas justificativas para a afirmação:

    "Desde sua criação, a CEI encontra dificuldades para se manter."

    ___________________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________________


     

    07 - Considerando os aspectos econômicos e sociais da Europa oriental, faça as associações:

    (A) País de economia forte

    (B) País de economia frágil

    (C) País da CEI

    ( ) A República Tcheca possui economia dinâmica, destacando-se na produção de alimentos, bebidas e eletrodomésticos. Mais da metade de suas exportações é encaminhada à UE.

    ( ) A Rússia exporta carvão, alumínio, níquel, ouro, prata, diamante, madeira e cobre.São produtos que, por não envolverem necessariamente o uso de tecnologias de ponta,

    acabam por aumentar a dependência de tecnologias e de produtos industrializados de outras regiões.

    ( ) A Albânia é um país agrícola, de população edominantemente islâmica e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Recebe refugiados de Kosovo e muitos dos seus

    ( ) A Estônia possui importante centro industrial, produtor de alcatrão, benzina e gás. Entre as ex-repúblicas soviéticas, foi a que alcançou maior penetração no mercado internacional e tem elevada renda per capita.

    ( ) A Bulgária enfrenta problemas de corrupção e desemprego. É um país culturalmente próximo da Rússia, em relação à escrita (alfabeto cirílico) e à religião (cristã ortodoxa).abitantes emigram para a Grécia e a Itália.


     

    08 - Leia o texto e responda às questões.

    Se a Iugoslávia tivesse vencido a Copa do Mundo, que país atual

    ficaria com a taça?

    "A Sérvia seria dona do troféu mais cobiçado do futebol. A regra vale para campeonatos e estatísticas conquistados pela Iugoslávia em competições esportivas. E quem define isso não é a Fifa, nem o Comitê Olímpico Internacional, mas a ONU. É que toda vez que um país se divide, pacificamente ou por guerras, aplica-se um princípio do direito internacional chamado 'sucessão de Estados'. Em resumo, novos países resultantes da divisão firmam acordos internacionais definindo quais deles serão herdeiros da nação dissolvida. A herança envolve privilégios e obrigações, como patrimônios e dívidas. Se

    a ONU aprova o tratado, as federações internacionais de cada modalidade esportiva assinam embaixo e transferem o histórico competitivo para o país herdeiro. Por isso, todas as conquistas da União Soviética – dissolvida em 1991 – estão na conta da Rússia.

    O caso mais estranho é o da ex-Tchecoslováquia, que desde 1993 tem dois sucessores oficiais. Nesse caso, os troféus ficam onde a federação internacional de cada esporte definir: a República Tcheca leva vantagem nessa disputa, herdando a maioria dos troféus e rachando algumas estatísticas esportivas com a vizinha Eslováquia."

    Fonte: Revista Mundo Estranho. Disponível em: <mundoestranho.abril.com.br/geografia/se-iugoslaviativesse-

    vencido-copa-mundo-pais-atual-ficaria-taca-614359.shtml>. Acesso em: 22 mar. 2011.

    1. D e acordo com o texto, o que é o princípio de "sucessão de Estados"?

      ___________________________________________________________________________________________

      ___________________________________________________________________________________________

      ___________________________________________________________________________________________

      ___________________________________________________________________________________________

        b) Cite o nome de alguns países que surgiram após a "divisão" de         outro. Qual deles esteve envolvido em uma guerra?

    ___________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________

    09 – Como funcionava a economia planificada imposta aos países do leste europeu?

    ___________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________

    _________________________________________________________

    SSP: Supervisão    data: _____/ 09/2011.

4 comentários:

  1. Ola sou professora de Geografia gostei muito desta avaliação principalmente do texto. Parabéns rofessor.

    ResponderExcluir
  2. legal este site adorei

    ResponderExcluir
  3. e as respostas ??

    ResponderExcluir
  4. é que sou aluno e estou estudando, e queria conferir as respostas... pode colocá-las por favor ?? obrigado

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;