GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

31/08/2011

PANORAMA ENERGÉTICA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS.

Energia
Imprimir
E-mail

Panorama energético atual e perspectivas futuras
A demanda projetada de energia no mundo aumentará 1,7% ao ano, de 2000 a 2030, quando alcançará 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo (TEP, ou toe, na sigla internacional, em inglês) por ano, de acordo com o cenário base traçado pelo Instituto Internacional de Economia (Mussa, 2003). Em condições ceteris paribus, sem alteração da matriz energética mundial, os combustíveis fósseis responderiam por 90% do aumento projetado na demanda mundial, até 2030.
Entretanto, o esgotamento progressivo das reservas mundiais de petróleo é uma realidade cada vez menos contestada. A Bristish Petroleum, em seu estudo “Revisão Estatística de Energia Mundial de 2004”, afirma que atualmente as reservas mundiais de petróleo durariam em torno de 41 anos, as de gás natural, 67 anos, e as reservas brasileiras de petróleo, 18 anos.
A matriz energética mundial tem participação total de 80% de fontes de combustível fóssil, sendo 36% de petróleo, 23% de carvão e 21% de gás natural (Tabela 1). O Brasil se destaca entre as economias industrializadas pela elevada participação das fontes renováveis em sua matriz energética. Isso se explica por alguns privilégios da natureza, como uma bacia hidrográfica contando com vários rios de planalto, fundamental a produção de eletricidade (14%), e o fato de ser o maior país tropical do mundo, um diferencial positivo para a produção de energia de biomassa (23%).

Há indícios que nos próximos anos haverá uma radical mudança na matriz energética no mundo todo, em decorrência de múltiplos fatores. Os atuais preços do petróleo vão induzir a redução dos usos dos seus derivados, principalmente nos transportes. Os norte-americanos desenvolverão pesquisas para redução da energia que importam, para reduzir a sua dependência externa. Os esforços ecológicos vão aumentar o uso de energias não poluentes. Entre outros motivos.
Aqueles que continuam apostando no petróleo terão que considerar os seus usos mais nobres, como a petroquímica, reduzindo sua capacidade de poluição ambiental. Assim, muitos dos derivados terão que ser recicláveis, como todos os plásticos. Já existem tecnologias para o aproveitamento até dos filmes que ainda são utilizados na produção de muitas sacolas, dada as dificuldades da sua absorção junto com os lixos.
Tabela 1. Composição da matriz de energia.
Fonte
Mundo
Brasil
Petróleo
35,3
43,1
Carvão mineral
23.2
6,0
Gás natural
21,1
7,5
Biomassa tradicional
9,5
8,5
Energia Nuclear
6,5
1,8
Energia Hidroelétrica
2,2
14,0
Biomassa moderna
1,7
23,0
Outras energias renováveis
0,5
0,1
Fonte: IEA (Mundo) e MME (Brasil).
Com base no texto responda às perguntas.
01 – Descreva as perspectivas futuras para o consumo de energia e de petróleo no mundo até o ano de 2030, segundo o texto.

02 – Qual é a participação do petróleo, frente a matriz energética mundial?

03 – Explique por que o Brasil se destaca entre os países industrializados, pela elevada participação das fontes renováveis em sua matriz energética.

04 -  Compare a ideia principal dos dois últimos parágrafos do texto, com as informações dos parágrafos anteriores. Qual é a principal preocupação tratada nos dois últimos parágrafos?

05 – Com base na tabela, responda. Quais são as fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis?

___________________________________________________
Postada no   http: profoscargeografia.blogspot.com
GEOBLOG DO Prof. Oscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;