GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

19/03/2013

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS FUNDAMENTAIS

Conceitos demográficos fundamentais
Na tentativa de equacionar tais problemas e contradições, os detentores do poder lançam mão de estudos e proposições que nem sempre atingem seus objetivos. De qualquer forma, os estudos e análises fornecem instrumental teórico aos dirigentes para que sejam tomadas medidas de ordem prática. Só que a natureza dessas medidas variam em função dos diversos interesses ( políticos, econômicos etc.). Para facilitar a comparação dos vários aspectos demográficos, vejamos alguns conceitos fundamental a esse respeito.

População absoluta: É o número total de habitantes de um lugar ( país, cidade etc.).

Densidade demográfica: É o número ( a média ) de habitantes por Km². Para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área da região analisada.

Densidade e superpovoamento: Uma área densamente povoada não é necessariamente superpovoada; isso porque o conceito de superpovoamento não diz respeito apenas ao número de habitantes por Km², mas também se refere ao nível sócio-econômico e tecnológico da população em relação a área ocupada. Nesse caso, ocorre superpovoamento quando há descompasso do ponto de vista das condições sócio-econômicas da população em relação à área ocupada. A Holanda por exemplo, é um país densamente povoado (434 hab/Km²), mas não é superpovoado ( a população desfruta de alto padrão de vida em um espaço muito pequeno), ao passo que países com a Índia (247 hab/Km²) e Bangladesh (740 hab/Km²) são superpovoados. O superpovoamento portanto é relativo.

Recenseamento ou censo demográfico: É o levantamento ou a coleta periódica dos dados estatísticos (como nascimentos, migrações etc.) da população de um país, cidade etc. Sua importância é fundamental para melhor conhecimento dos vários aspectos demográficos, bem como para fins de investimentos, planejamentos, projeções futuras e outras finalidades. No Brasil o censo é realizado em períodos de 10 em 10 anos, tendo também censos econômicos em meado das décadas para melhor sabermos da situação do país.

Taxa de nascimento: É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em 1 ano o número de habitantes. Uma taxa de natalidade de 30% ( por mil ) significa que nasceram trinta crianças ( vivas ) para cada grupo de mil habitantes em 1 ano.

Taxa de mortalidade: É a relação entre o números de óbitos ocorridos em 1 ano e o número de habitantes ( mortalidade geral ). Além disse tipo de mortalidade a mortalidade infantil, que é o número de crianças mortas antes de completar 1 ano de vida para cada grupo de mil crianças com menos de 1 ano de idade. Essa taxa é um importante indicador do nível de desenvolvimento sócio-econômico dos diversos países do mundo.

Taxa de crescimento vegetativo: É a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Não inclui os estrangeiros residentes no país.
Taxa de fecundidade: Número médio de filhos por mulher em idade de procriar, que, por convenção, tem entre 15 e 49.

Taxa de mortalidade infantil: Relação entre o número de óbitos de crianças com menos de um ano, multiplicado por mil, e o número de crianças nascidas vivas durante o ano civil.
Entre 1950 e 1997, a população da Terra passou de 2,5 bilhões, aproximadamente, para cerca de 5,8 bilhões, sendo que hoje passa dos 6 bilhões. Não são poucos os demógrafos, economistas e outros estudiosos que consideram esta última cifra bastante elevada e o ritmo de crescimento nesse período absurdamente rápido.
Com efeito, quando o tema crescimento populacional vem à tona, é inevitável surgirem polêmicas e posições antagônicas. Embora ocorra de forma diferenciada nas diversas regiões do planeta, o crescimento populacional é uma preocupação que afeta todos os seus habitantes.
Com respeito às perspectivas de elevação populacional para as próximas décadas, várias questões vem sendo suscitadas: a disponibilidade de recursos naturais para abastecer o conjunto crescente de populações; a deteriorização do meio ambiente e, portanto, da quantidade de vida; assim como a capacidade ou não, da tecnologia em fazer frente à demanda de alimentos e recursos necessários a vida do homem na terra.

CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

O Censo Demográfico 2010 é o censo mais recente que o IBGE realizou. Ele levantou informações essenciais para conhecermos a realidade de nosso povo e, com isso, podermos exercer nossa cidadania desde cedo.

Antes do Censo 2010, a pesquisa mais completa sobre nossa população foi o Censo 2000. Aqui você vai ficar por dentro das informações do Censo 2010 e vai poder comparar com algumas das informações do Censo 2000. Veja como o nosso país e o nosso povo mudaram em 10 anos!

No Censo 2000, éramos quase 170 milhões de habitantes no Brasil. Em 2010, esse número aumentou para mais de 190 milhões.

Desse total, existem aproximadamente 97 milhões de mulheres e 93 milhões de homens. De acordo com o lugar onde moram, essas pessoas distribuem-se em áreas urbanas ou rurais.

Repare que nossa população que vive em áreas rurais é bem menor do que a que vive em áreas urbanas. Mas antigamente não era assim. Em 1950, a população rural era muito maior do que a urbana. Que tal comparar algumas décadas da distribuição da nossa população?


Grupos de idade

Nossa população também pode ser dividida em grupos de idade. Veja só:

Como você pode ver, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos e aproximadamente 45 milhões de 10 a 19 anos. Ou seja: a população entre 0 e 19 anos chegou perto de 63 milhões de crianças e jovens. Em 2000, esse número era um pouco maior, passando de 68 milhões, já que eram cerca de 33 milhões de crianças de 0 a 9 anos e 35 milhões de 10 a 19 anos

Até o início dos anos 80 a população brasileira era considerada como predominantemente jovem. Hoje, apesar de ainda ser formada por muitas crianças e jovens, ela vem apresentando algumas mudanças. Acompanhe no quadro abaixo como diminuiu o número de crianças e aumentou o número de pessoas adultas e idosas.
Grupos de idade Censos Demográficos
1980 1991 2000 2010
0-14 anos 38,24% 34,73% 29,60% 24,08%
15-64 anos 57,74% 60,45% 64,55% 68,54%
65 anos ou mais 4,01% 4,83% 5,85% 7,38%
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1980-2010 - Resultados do Universo.

Por que será que o número de crianças e adolescentes deve diminuir nos próximos anos? Você já pensou nisso?

Hoje os casais têm, em média, menos filhos que antigamente. Pergunte a seus avós quantos irmãos eles tinham e compare com o número de irmãos que você ou seus amigos têm. Tremenda diferença, não?

Ainda há muitas crianças e adolescentes no Brasil. Mas, como vimos, este número tem diminuido, pois a cada ano a quantidade de crianças que nasce é menor. Em consequência disso, nosso país está "envelhecendo".

Cor ou raça

Dos nossos 190 milhões de habitantes, 91 milhões se classificaram como brancos (47,7%), 15 milhões como pretos (7,6%), 82 milhões como pardos (43,1%), 2 milhões como amarelos (1,14%), e 817 mil como indígenas (0,4%) no Censo 2010.

Religião

O Brasil é um país de grande diversidade religiosa. No Censo 2010 mostrou que a maioria da população se declarou católica apostólica romana, apesar desse percentual estar diminuindo nas duas últimas décadas. Em seguida, estão os evangélicos. Confira a tabela abaixo:

Distribuição percentual da população residente, por religião – Brasil – 1991/2010

Religiões 1991 (%) 2000 (%) 2010 (%)
Católica apostólica romana 83,0 73,6 64,6
Evangélicas 9,0 15,4 22,2
Espíritas 1,1 1,3 2,0
Umbanda e Candomblé 0,4 0,3 0,3
Outras religiosidades 1,4 1,8 2,7
Sem religião 4,7 7,4 8,0
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010.

Pessoas portadoras de deficiência

Em 2010, cerca de 45,6 milhões de pessoas se declararam portadoras de alguma deficiência. Este número corresponde a 23,9% da população brasileira. Veja na tabela abaixo os tipos de deficiência declarados no Censo:

População residente por tipo de deficiência - Brasil – 2010

Tipo de deficiência População residente
Visual 35.774.392
Auditiva 9.717.318
Motora 13.265.599
Mental/intelectual 2.611.536
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.
Obs: Algumas pessoas declararam possuir mais de um tipo de deficiência. Por isso, quando somadas as ocorrências de deficiências, o número é maior do que 45,6 milhões, que representa o número de pessoas, não de ocorrências de deficiência.

09/03/2013

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

ATIVIDADE DE REVISÃO DE CONTEÚDO - UNIDADE I

RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
( referência no livro, até a pagina 30 )
CAPÍTULO I - LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
01 - Eescreva a localização do território brasileiro em relação aos hemisférios, às zonas térmicas e aoos continentes.

02 - Em relação à extensão latitudinal e longitudinal, no território brasileiro, responda:
a) Qual é a inflência da grande extensão leste-oeste ( longitudinal ) no território brasileiro?

b) Descreva a influência da grande extensão leste-oeste ( latitudinal ) soobre o território.

CAPÍTULO 2 - FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
03 - A imensa extensão territorial de nosso país resultou de um longo processo de conquistas de terras, iniciada pelos portugueses a partir de 1500, quando os portugueses aqui chegaram. Sobre este evento, responda.
a) Quando começou a ser definido os limites do território?

b) Quando os portugueses chegaram ao território, essas terras eram habitadas? Justifique sua resposta?

04 - Para não perder o poder as terras ocupadas, quais foram as medidas tomadas pela coroa portuguesa?

05 - Quais foram os fatores que contribuíram para a ocupação e expansão do território desde o século XVI?

06 - Destaque as principais atividades econômicas desenvolvidas ao longo dos séculos XVI, XVII,XVIII e XIX que contribuíram para a ocupação e formação do território.

CAPÍTULO 3 - REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
07 - O que é regionalizar? Por que regionalizar?

CAPÍTULO 04 - BRASIL : REGIÕES E POLÍTICAS REGIONAIS.
08 - Qual é o orgão do governo federal, responsável pela regionalização oficial do Brasil? Como está dividido o Brasil, segundo a regionalização oficial? Cite os critérios utilizados.

09 - Como está dividido o Brasil pelos COMPLEXOS REGIONAIS? cite os critérios utilizados.

10 - O Brasil é um país com grandes desigualdades sociais, naturais e conômicas, com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões do Brasil e estimular o desenvolvimento regional foram criadas as agências de desenvolvimento regional.Cite as principais agências que atuam neste sentido, e seus objetivos de criação.