GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

12/11/2012

A OCUPAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA REGIÃO SUL.



CAPÍTULO 29 - A OCUPAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO SULISTA.
01 – A EXPANSAO DA OCUPAÇÃO NA REGIÃO SUL.
            Por determinação do _______________________________________________________ , datado de 1494, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras que hoje constituem o __________________________ . Assim, até a metade do século ________________ , grande parte das terras que atualmente formam a __________________ ___________ pertencia oficialmente `____________________________________ .
            A - AS MISSÕES JESUÍTAS.
            Ao longo do século XVII, jesuítas instalaram-se no norte e no _____________ do estado do Paraná e em uma áreas denominada ____________________________________________________ , a oeste do ___________________ _____________________________ com o objetivo de  ___________________________________________ que habitavam a região.
            Nas missões ou __________________ viviam jesuítas, e ________________________ praticavam a __________
___________________________ e a _________________________________ e equinos, além do _________________________ .
Todos os trabalhos eram realizados de forma ______________________, e os _________________________ pertenciam à comunidade.
            B – O TRATADO DE MADRI.
            Com o Tratado de Madri, assinado em _______________ , o território da atual __________________________
Passou oficialmente das mãos dos ____________________________ para o domínio ______________________________ : os espanhóis cederam a área dos _________________________________ aos portugueses em troca das terras da _________________________________________ ,que atualmente integram o território do __________________________ .
            Após este acordo houve guerras de resistência por parte de _________________________________ e ____________________________ , que se recusavam a abandonar as terras. Resultado: ___________________________
____________________ e muitos guaranis, _____________________________ .
            C – A CRIAÇÃO DE GADO E OS TROPEIROS.
            A pós a destruição das __________________________ , o gado criado nas aldeias foi abandonado; os __________________________ passaram a viver e a se ___________________________ livremente pelos campos. Assim para abastecer de carne e de ______________________ as áreas de ___________________________ ( Minas gerais ), habitantes de outras localidades se dirigiram ao  ________________ à caça desses animais dispersos. Desse modo que desenvolveu a  ________________________ no atual estado do __________________________________ . A pecuária assim, exerceu forte influência no ______________________________________ e na _______________________
______________________da região.
            O couro e o _________________________ produzido no Sul traíram inúmeros __________________________ para a região. Como  consequência, ao longo dos caminhos por onde passavam esses tropeiros viajantes, nos locais de pousos ou de descanso desses viajantes fundaram-se ___________________________ e _____________ que, depois deram origem a cidades. Exemplo: ______________________________________________, no Paraná, e de _____________________________________ , em Santa Catarina.
02 – A IMIGRAÇÃO CONSOLIDOU A OCUPAÇÃO.
            Em meados do século ___________ foi incentivada a imigração de ___________________________ , que passaram a agricultura de subsistência, em pequenas propriedades rurais. Chegaram à região famílias portuguesas vindas do ________________________________________________ e da ___________________________________ , que ocuparam áreas de Santa Catarina e do litoral do _______________________________________________________ .
            A – IMIGRAÇÃO ALEMÃ.
            No século XIX, chegaram à região os primeiros imigrantes europeus  alemães, que se estabeleceram em _________________________________ , no Rio Grande do Sul; no Rio Negro , no Paraná; em ____________________  e _______________________________ ______________________  . Em Santa Catarina fundaram importantes cidade como ______________________________________ ( 1851), ____________________________________ (1854) e _________________________ (1860).
            B – IMIGRAÇÃO ITALIANA.
            A imigração italiana, também contribuiu para o povoamento da Região Sul, os italianos fundaram ____________________________________________ e _________________________________ no Rio Grande do Sul.
            C – OUTROS IMIGRANTES.
( Copiar do livro as principais ideia de cada parágrafo ) página 171.
           

2 comentários:

  1. meu filho isso nao explicando nada porque e berereberereberere e __________________________ depois berereberereberereberere e _______________________ oche nnnao ta explicando nada xau o outro site e melhor...... #fica a dica ..

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;