GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

17/08/2011

ESCOLA ESTADUAL CHIQUINHA SOARES - EXERCÍCIO AVALIATIVO DE GEOGRAFIA – URBANIZAÇÃO DO BRASIL.

ALUNO: ................................................................................................................. .Nº. .......... DATA ____/ 08/11 terceiro bimestre-2011 Prof. Oscar.

 

01 - Leia o texto a seguir.

IBGE mostra a nova dinâmica da rede urbana brasileira

"Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira.

A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras nove redes de influência são centralizadas por Manaus, Belém,Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

[...]Entre os diversos dados comparativos coletados a respeito das 12 redes de influência, nota-se que, para fazer compras, a população brasileira se desloca cerca de 49 km, em média. Na rede de influência de Manaus, no entanto, essa distância é de 218 km. Para frequentar uma universidade, o deslocamento médio, em Mato Grosso é de 112 km, contra 41 km na rede de influência do Rio de Janeiro. Pacientes percorrem, em média no país, 108 km em busca de atendimento médico".

[...] Fonte: IBGE. Disponível em:<http://www1.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_

noticia=1246&id_pagina=1>. Acesso em: 6 abr. 2011.

  1. Quais são as doze redes de influência do país?

    ........................................................................................

.....................................................................................................

....................................................................................................

b- Porque, em muitos casos, a população tem de se deslocar para fazer compras, frequentar universidades ou buscar atendimento médico?..................................................................................

..................................................................................................

02 - Explique a relação entre conurbação e formação de região metropolitana. ............................................................................

.....................................................................................................

..................................................................................................

..................................................................................................

.................................................................................................

03 - Leia o texto a seguir para responder às questões A e B.

E tudo mudou

[...]"Imagine só o que diriam os moradores das cidades de cem anos atrás se vissem como estão hoje as maiores cidades brasileiras. Iriam estranhar que as pessoas não se cumprimentam nas ruas porque não se conhecem. Todos são anônimos quando saem do seu bairro. E até no mesmo bairro ou no mesmo edifício as pessoas não se conhecem. Também não iriam gostar nada de ver e sentir o cheiro dos rios que cortam as cidades, antes limpos e cheios de peixes. Como não estranhar o ar, que parece grosso e ácido devido à alta concentração de fuligem e gás carbônico? Perdidos no caos do trânsito congestionado, ficariam atônitos ao ver tantas crianças nas ruas, limpando vidros de carros, pedindo esmolas e vendendo balas.

Como explicar a essas pessoas do passado os fios de alta tensão, os cães ferozes e as grades de ferro que rodeiam as casas e os edifícios?

O pior mesmo seria ver na TV as notícias de roubos e sequestros todos os dias. Mas uma grande novidade iria com certeza atrair nossos antepassados: os shoppings. Será que eles gostariam desses centros de comércio, serviços e lazer?"

Rodrigues, Rosicler Martins. Cidades brasileiras: do passado ao presente. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 36 (Coleção Desafios).

. Com base no texto e em seus conhecimentos, responda:

a) Quais são os problemas sociais e ambientais tratados no texto?


 


 

d) Como você explicaria a um de seus antepassados os fios de alta tensão, os cães ferozes e as grades de ferro que rodeiam as casas e os edifícios?

Um comentário:

  1. o Oscar e meu professor as aulas dele são muito boas ,né cidadão?

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;