GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

12/11/2012

A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL.



CAPÍTULO 30 – A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL.
Páginas 174 e 175. Tema 3  - 7º ano Projeto Araribá, geografia.
01 – ASPECTOS DA POPULAÇÃO DO SUL.
            Na Região Sul cerca de _____ % da população vive em zona urbana e apenas _____ % é rural. Segundo o censo demográfico de 2000 a Região Sul contava com cerca de _______ milhões de habitantes. O estado do ____________________________________ era o mais populoso seguido do ____________________________ e de ______________________________ .
            A participação da população da Região Sul no total da população brasileira tem ________________________ nas últimas décadas: de ______% em 1970; em 2000 passou a ____%.
Essa diminuição ocorre devido a _____________________ de muitas pessoas para outras regiões do país, principalmente para  _______________________________ , o ___________________  e o _____________________________.
            A – PRINCIPAIS CAUSAS DA EMIGRAÇÃO NA REGIÃO SUL.
                        * Expansão das grandes ______________________ e das empresas ________________
Do Sul, que adquirem as propriedades de __________________________ e _____________________ agricultores da região.
                        * Diminuição da necessidade de ___________________________ no campo, devido ao _____________________________ da mecanização nas atividades agrárias.
                        * Disponibilidade de terras nas regiões __________________ e _______________ , com preços ____________________ e _________________________ governamentais.
POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL – 2000 ( total de habitantes)
ESTADOS
POPULAÇÃO
TOTAL
POPULAÇÃO URBANA (%)
POPULAÇÃO RURAL (%)
IDH
( 2000 )
Rio Grande do Sul




Paraná




Santa Catarina




REGIÃO SUL




Completar a tabela conforme gráficos da figura 10 página 174.
02 – INDICADORES SOCIAIS DA REGIÃO SUL.
            Os indicadores sociais e econômicos dos estados da ___________________________ são os mais elevados do Brasil: No ranking do Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH ) aparecem entre os seis primeiros do país.
            A população dos centros __________________ da ___________________________ também enfrenta diversos problemas, como por exemplo, a _________________________________________ e o _______________________________ .


GAÚCHOS NO NORDESTE.“ Os brasileiros descobriram o potencial do Vale do Rio são Francisco por volta de 1990, quando produtores do Sul do país se instalaram na cidades de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande em Pernambuco. Os primeiros a chegar foram os gaúchos da família Garziera, donos hoje das marcas Garziera e Carrancas do São Francisco. Isso aqui era um lugar no fim do mundo, uma espécie de terra de mínguem, afirma Gaspar Garziera, um dos quatro irmãos sócios da vinícola [... ]”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;