I Quantidade de vapor de água existente no ar, pode variar de um lugar para outro ou em um mesmo lugar dependendo do dia, do mês ou da estação do ano. E quando o vapor de água da atmosfera atinge seu ponto de saturação, ocorrem as precipitações, que podem se apresentar de várias formas e são classificadas como PRECIPITAÇÕES NÃO SUPERFICIAIS e CONDENSAÇÕES SUPERFICIAIS. Quando ocorrem e cite exemplo.
Resposta: PRECIPITAÇÕES NÃO SUPERFICIAIS:
Ocorre quando a condensação acontece nas camadas mais elevadas da atmosfera. Exemplos: chuva, neve, granizo.
PRECIPITAÇÃO SUPERFICIAIS:
Ocorre quando a condensação ocorre na superfície da Terra. Exemplo: orvalho, geada, nevoeiro,
II As chuvas resultam da conjugação de dois fatores: quando o vapor de água atinge seu ponto de saturação e ocorre simultaneamente da queda de temperatura da atmosfera. As chuva (precipitações) podem se formar de três maneiras. Identifique e explique como ocorre esses tipos de chuvas.
Resposta: CHUVAS CONCECTIVAS OU DE CONVECÇÃO: Ocorre quando o ar em ascensão vertical, se resfria, se condensa e se precipita na forma de chuva.
CHUVA DE RELEVO OU CHUVAS OROGRÁFICAS: Ocorrem com a ascensão e o resfriamento do ar, quando tem que ultrapassar barreiras montanhosas.
CHUVAS FRONTAIS: Resultam do choque de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.
III Descreva as condições atmosféricas para que ocorra as precipitações em forma de NEVE e GRANIZO.
Resposta:
IV Geada, nevoeiro e orvalho não são consideradas precipitações e sim condensações superficiais, de forma sucinta explique como se formam estes fenômenos.
Resposta:
C - PRESSÃO ATMOSFÉRICA.
V O peso do ar sobre a superfície da Terra é chamada de PRESSÃO ATMOSFÉRICA. Como o peso do ar não é exercido de maneira uniforme em todos os lugares, temos diferenças de pressão atmosférica na superfície terrestre, ou seja, áreas de baixa pressão atmosférica e áreas de alta pressão atmosférica. Considerando que a formação dos ventos estão relacionados às diferenças de temperatura do ar atmosférico, áreas frias (de alta pressão) e áreas quentes (baixa pressão). Explique o mecanismo básico dos ventos.
Resposta: VENTOS são movimentos horizontais e verticais do ar , para se formarem dependem das áreas de alta pressão e de baixa pressão atmosférica. Os ventos sempre deslocam-se das áreas de alta pressão( áreas frias) atmosféricas para as áreas de baixa pressão(áreas quentes). As áreas de alta pressão são chamadas ANTICICLONAIS, e as de baixa pressão CICLONAIS.