PLANO
DE CURSO DE GEOGRAFIA - 7º ANO
Prof. Oscar Nascimento
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7º ANO
1º Bimestre
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UNIDADE I -
TERRITÓRIO BRASILEIRO
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO 01:
Localização do território brasileiro.
A
- Extensão do território.
B
- Onde está o Brasil.
C
- Extensão latitudinal e longitudinal.
D
- As latitudes e as paisagens.
E
- As longitudes e os horários.
CAPÍTULO 02: A
Formação do território brasileiro
A
- A chegada dos portugueses à América.
B
- Os limites territoriais.
C
- Povoar ou perder.
D
- Expansão territorial
CAPÍTULO 03: Regionalização do território brasileiro
A
- O que é regionalizar.
B
- Por que regionalizar.
CAPÍTULO 04: Brasil - regiões e políticas regionais.
A - Regionalização oficial.
B - Os complexos regionais.
C - Políticas regionais no Brasil.
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*Observar
a posição do Brasil no planeta e suas implicações
*
Relacionar as paisagens naturais brasileiras às localizações latitudinais.
D63- Relacionar a concentração socioeconômica do Brasil nas áreas
próximas ao Atlântico com o processo de colonização do país. (O)
*
Identificar os diferentes fusos horários no Brasil.
*
Relacionar a ocupação e formação do território brasileiro às atividades econômicas desenvolvidas no
período colonial.
*
compreender e explicar a ocupação do território brasileiro ao longo dos
séculos.
*
Observar a divisão político-administrativa do Brasil, identificando seus critérios
e caracterizando cada uma delas.
D65
- Analisar as transformações do território brasileiro decorrentes do
desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar e do café. (O)
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*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;
*
Atividades com mapas
* organizar
o glossário com os temas e conceitos trabalhado nas lições da unidade.
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
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OBSERVAÇÕES.
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UNIDADE II - A POPULAÇÃO BRASILEIRA
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO 05: Brasil: aspectos demográficos
A
- Um país populoso mas pouco povoado.
B
- A distribuição da população.
C
- O crescimento da população.
D
- A pirâmide etária brasileira.
CAPÍTULO 06: A formação da população
brasileira.
A
- Um país marcado pela diversidade.
B
- O mito da democracia racial.
CAPÍTULO 07: Os movimentos migratórios.
A
- O que é migração.
B
- Migrações externas e internas.
CAPÍTULO 08: A população e o trabalho no
Brasil.
A
- População Economicamente Ativa (PEA).
B
- O desemprego e seus fatores.
C
- A economia informal.
D
- O trabalho infantil no Brasil.
|
* Comparar a
população brasileira à população de outros países,
*
Interpretar o mapa de distribuição territorial da população brasileira.
*
Identificar os fatores de crescimento da população brasileira.
*
Destacar as causas da diminuição do ritmo de crescimento da população.
*
Estabelecer as relações entre o crescimento da população e o desenvolvimento
econômico.
*
Identificar os diversos grupos étnicos que participam da formação do povo
brasileiro – indígenas, negros e brancos – e como cada um desses grupos se
incorporou ao processo.
*
Identificar movimentos migratórios internos e suas causas.
*
Compreender a relação entre a estrutura da população e a porcentagem de PEA.
*
Identificar as causas e consequências do desemprego na população.
*
Compreender as consequências do trabalho infantil no futuro das crianças.
|
*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de tabelas e gráficos e pirâmides etárias da população
brasileira em variados momentos.
*
Atividades com mapas demográficos
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição e comparação de informações;
* Resolução de exercícios
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* assistir vídeos relacionados ao tema da
unidade.
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ESCOLA
ESTADUAL CHIQUINHA SOARES
PLANO
DE CURSO DE GEOGRAFIA - 7º ANO
Prof. Oscar Nascimento
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7º ANO
2º Bimestre
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UNIDADE III - INDUSTRIALIZAÇÃO
E URBANIZAÇÃO DO BRASIL
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO 09:
A industrialização brasileira
A - O início da industrialização.
B - Características da industrialização
brasileira.
C - Concentração e desconcentração industrial.
CAPÍTULO 10:
A urbanização brasileira
A - Urbanização recente.
B - Urbanização e industrialização.
CAPÍTULO 11:
Rede e hierarquia urbanas.
A - Rede urbana.
B - Hierarquia urbana.
C - Conurbação.
D - As regiões metropolitanas.
CAPÍTULO 12: Problemas sociais e ambientais nas cidades.
A - Problemas sociais urbanos.
B - Problemas ambientais
urbanos.
|
* Compreender o processo de industrialização do
Brasil no panorama mundial de industrialização de países subdesenvolvidos.
*
Identificar as características da industrialização brasileira.
*
compreender as razões históricas da concentração industrial no centro-Sul do
Brasil.
* Reconhecer
algumas características do processo de urbanização no Brasil.
*
Compreender que o processo de urbanização não pode ser caracterizado apenas
como crescimento das cidades, mas que se trata de algo mais amplo, envolvendo
modificações significativas, na sociedade e na economia.
* Caracterizar
os modelos explicativos da rede urbana brasileira.
*
Identificar os principais problemas urbanas no Brasil.
* Explicar o
processo de urbanização brasileiro
|
*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;
*
Atividades com mapas
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de
hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de
mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final
e conclusão.
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* assistir vídeos relacionados ao tema da
unidade.
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Observações.
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UNIDADE IV - REGIÃO NORTE
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO 11: Aspectos físicos da Região Norte.
A - Amazônia e Região Norte são
sinônimos?
B - A Floresta Amazônica.
C - A Bacia Amazônica.
CAPÍTULO 12: Ocupação e exploração da Região Norte.
A - Primeiras atividades
econômicas.
B - A integração da Amazônia.
C - Extrativismo mineral.
D - A expansão urbana.
CAPÍTULO 13: Devastação na Amazônia Legal.
A - Os efeitos do desmatamento.
B - A devastação da floresta
C - Animais ameaçados de
extinção.
CAPÍTULO 14: Desenvolvimento sustentável.
A - Produzir, consumir,
produzir, consumir.
B - Desenvolvimento
sustentável.
C - As comunidades
tradicionais.
D - As reservas extrativistas.
|
*
Caracterizar o espaço natural da Região Norte.
*
Identificar Amazônia Legal e Amazônia Internacional e distingui-las.
*
Caracterizar e localizar as bacias hidrográficas da região.
* Destacar a
importância da bacia amazônica para a região, para o Brasil e para a América
do Sul.
*
Identificar e localizar as principais unidades do relevo da região Norte.
* Explicar o
processo de ocupação da região.
*
Identificar os fatores responsáveis pela integração da região ao contexto
nacional.
*
Identificar a importância das atividades extrativas ( mineral e vegetal )
para a região.
*
Identificar e localizar as metrópoles da região Norte.
* Reconhecer
as características naturais da região e sua estreita interdependência, que
intensifica os efeitos da ação humana sobre o ambiente.
* Reconhecer
a necessidade de um projeto de desenvolvimento da região que respeite suas
características e sua rica biodiversidade, ainda pouco estudado.
* Reconhecer
a importância da exploração autorizada da biodiversidade da floresta e da
punição de ações de biopirataria.
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*
Aula expositiva dialogada
*
leitura dirigida do texto.
*
Elaboração de mural;
*
Atividades com mapas
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição .
*Uso de vídeos e músicas.
*
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* Resolução de exercícios.
* Pesquisas bibliográficas.
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ESCOLA ESTADUAL CHIQUINHA SOARES
PLANO
DE CURSO DE GEOGRAFIA - 7º ANO
Prof. Oscar Nascimento
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7º ANO
3º Bimestre
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UNIDADE V - REGIÃO NORDESTE
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO
15:
Aspectos físicos da
Região Nordeste
A
- Apresentação.
B
- O Nordeste seco.
C
- A hidrografia do Nordeste.
CAPÍTULO
16 –
Nordeste: ocupação e
organização do espaço
A
- O espaço colonial do Nordeste.
B
- A decadência econômica do Nordeste.
C
- A indústria da seca.
D
- A transposição das águas do São Francisco
CAPÍTULO
17:
As sub-regiões do
Nordeste.
A
- As quatro sub-regiões.
B
- Áreas de ocupação tradicional.
•
Saiba mais: Turismo no Piauí.
CAPITULO
18:
Nordeste - espaço
geográfico atual.
A
- O crescimento econômico.
B
- Atividades econômicas.
C
- Os serviços.
D
- Áreas de dinamismo econômico.
E
- Indicadores sociais do Nordeste.
|
* Caracterizar os tipos de clima da região.
*
estabelecer relações entre a presença de rios temporários e o clima
semiárido.
*
Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região.
*
Identificar e localizar os principais tipos de vegetação.
D45 -
Relacionar o Sertão nordestino e a indústria da seca. (G)
* Descrever
o processo de ocupação do espaço colonial.
* Reconhecer
os problemas socioeconômicos da região do semiárido, em sua maioria
decorrentes da seca.
* Distinguir
as sub-regiões nordestinas, reconhecendo suas características naturais e
econômicas: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
*
Identificar características do processo de desenvolvimento econômico recente
da região Nordeste.
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*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;
*
Atividades com mapas
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de
hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de
mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final
e conclusão.
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* assistir vídeos relacionados ao tema da
unidade.
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UNIDADE VI - REGIÃO SUDESTE
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO
19 –
Aspectos físicos da
Região Sudeste.
A
- Apresentação.
B
- A vegetação original e sua devastação.
C
- Os processos erosivos e a ação humana.
D
- A hidrografia do Sudeste.
CAPÍTULO
20:
A ocupação do Sudeste.
A
- A mineração e a ocupação do Sudeste.
B
- A cafeicultura e a organização do espaço.
Atividades
dos capítulos 19 e 20.
•
Saiba mais O século das cidades.
CAPÍTULO
21:
Sudeste: organização
atual do espaço
A
- Concentração populacional.
B
- Concentração industrial.
CAPÍTULO
22:
A economia industrial
do Sudeste.
A
- As atividades industriais.
B
- O setor terciário.
C
- O espaço agrário do Sudeste.
D
- O extrativismo.
|
* Identificar e localizar os principais tipos de
vegetação do Sudeste.
* Descrever
e localizar as principais unidades do relevo da região.
*
Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região.
* Conhecer
alguns fatores histórico-econômicos da organização do espaço na região _
Mineração e Cafeicultura.
* Justificar
a concentração populacional na região
e a formação das metrópoles.
* Localizar
os principais polos industriais da região.
* Descrever
o atual processo de desconcentração industrial no Sudeste.
* Descrever
a importância econômica das atividades terciarias e a produção industrial no
sudeste.
*
Identificar o papel polarizador das metrópoles do Sudeste
* Localizar
os principais polos industriais da região.
* Descrever
o setor terciário no Sudeste.
*
Caracterizar a agropecuária do sudeste.
*
Caracterizar o extrativismo na região Sudeste.
|
*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;
*
Atividades com mapas
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de
hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de
mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final
e conclusão.
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* assistir vídeos relacionados ao tema da
unidade.
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ESCOLA ESTADUAL
CHIQUINHA SOARES
PLANO
DE CURSO DE GEOGRAFIA - 7º ANO
Prof. Oscar Nascimento
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7º ANO
4º Bimestre
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UNIDADE VII - REGIÃO SUL
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO 23:
Aspectos físicos da Região Sul
A – Apresentação.
B - O relevo e a rede hidrográfica da Região
Sul
CAPITULO24:
A ocupação e a organização do espaço sulista.
A - A expansão da ocupação na
Região Sul.
B - A imigração consolidou a
ocupação.
Lugares interessantes: Pomerode — a cidade mais alemã do Brasil.
CAPÍTULO 25:
A população da Região Sul
A - Aspectos da população do
Sul.
B - Indicadores sociais da Região Sul.
CAPÍTULO 26:
A economia da Região Sul.
A - Características gerais da
economia sulista.
B - A pecuária, A agricultura.
C - O extrativismo
D - A industrialização.
E - As atividades terciárias.
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* Descrever as paisagens naturais da região Sul,
estabelecendo relações entre a localização geográfica e os elementos
naturais.
* Descrever
e localizar as principais unidades do relevo sulino.
*
Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região Sul.
* Estudar o
processo de formação e organização do espaço sulino.
* Descrever
o processo de ocupação e povoamento da região Sul.
* Distinguir
o papel do imigrante no processo de organização do espaço sulino.
* Descrever
as principais características da população sulina.
* Justificar
o processo de emigração de sulistas para outras regiões do país.
*
Caracterizar a agropecuária da Região sul.
*
Caracterizar a atividade extrativista
na região.
*
Caracterizar a atividade industrial no sudeste.
*
|
*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;
*
Atividades com mapas
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de
hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de
mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final
e conclusão.
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* assistir vídeos relacionados ao tema da
unidade.
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UNIDADE VIII -
REGIÃO CENTRO-OESTE
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS / DESCRITORES
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ESTRATÉGIA / AVALIAÇÃO
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CAPÍTULO 27:
Aspectos físicos da Região Centro-Oeste.
A – Apresentação.
B - O clima.
C - Relevo e hidrografia.
D - O Cerrado.
E -
O Pantanal.
CAPÍTULO 28 –
Impactos ambientais no Cerrado e no Pantanal.
A - Impactos ambientais no
Cerrado.
B - Impactos ambientais no
Pantanal,
Atividades dos capítulos 27 E
28
• Lugares interessantes:
Festival Internacional da Pesca de Cáceres.
CAPÍTULO 29:
Centro-Oeste: expansão do povoamento.
A - A ocupação da região.
B - Projetos de colonização.
C - Brasília: uma estratégia de
integração.
CAPÍTULO 30:
Centro-Oeste: crescimento econômico
A - A atividade pecuária.
B - A produção agrícola.
C - O extrativismo.
D - O turismo.
E - As atividades industriais.
• Lugares interessantes Bonito:
vocação para o ecoturismo, 205
• Saiba mais O Plano Piloto de
Brasília, 207
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* Descrever as paisagens naturais da região
Centro-Oeste, estabelecendo relações entre a localização geográfica e os
elementos naturais.
D46 - Analisar,
através de tabelas, gráficos e mapas, a expansão da agricultura moderna no
cerrado brasileiro. (G)
* Descrever
as características do clima no Centro-Oeste e relacionar a estas a vegetação
da região.
*
Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região
Centro-Oeste e as principais unidades do relevo da região.
* Identificar
e localizar os principais tipos de vegetação da região – Cerrado e pantanal.
* Descrever
a biodiversidade no Centro-Oeste.
* Descrever
os impactos ambientais provocado pelo homem no cerrado e no pantanal.
* Descrever
o processo de formação e ocupação da região Centro-Oeste.
* destacar
Brasil como uma estratégia de integração do Centro-Oeste e Região norte ao
restante do país.
*
Caracterizar a agropecuária da Região Centro-Oeste.
*
caracterizar o turismo ecológico como atividade de grande potencial econômico
para a região.
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*
Leitura dirigida do texto;
*
Observação e análise de imagens relacionadas aos temas;
*
Atividades com mapas
* Pesquisas em fontes diversas = observação,escolha, manuseio de
textos, mapas, ícones e tabelas simples; consulta a índices e sumários, inclusive
de atlas; localização, descrição e comparação de informações; elaboração de
hipóteses (mesmo que simples), busca de comprovação das mesmas; coleta de
mais dados;
análise, diferenciação, união ou descarte de dados; seleção final
e conclusão.
* Desenvolver atividades escritas sugeridas no livro didático e
organizada pelo professor.
* Avaliação escrita ao final da unidade.
* Leitura e interpretação do texto,
* Assistir vídeos relacionados ao tema da
unidade.
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Gostaria de receber provas do 1º,2º,3º e 4 ] bimestre com descritores e o gabarito ,8º ano e 7º ano do ensino fundamental.
ResponderExcluirMuito obrigado.
Edmateixeira@hotmail.com
boa noite professor . Gostaria de saber se tem desse mesmo roteiro anual do 6º , 8º e 9º de geografia ,
ResponderExcluirseguindo esse mesmo padrão do 7º ano . Como faço pra adquirir? Obrigada desde já
PROFESSOR, VC NÃO TEM O PLANO DE CURSO DO 6º,8º, e 9º neste mesmo padrão?. gostaria de obtê-los.Como faço ??
ResponderExcluirobrigada.
Olá, vc tem conte´´udos e planos do EJA (fundamental)..se sim, enviar ao email valzzittalima@gmail.com
ResponderExcluir