GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.
21/11/2012
CAPÍTULO 30 – A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL.
Páginas 174 e 175. Tema 3 - 7º ano Projeto Araribá, geografia.
01 – ASPECTOS DA POPULAÇÃO DO SUL.
Na Região Sul cerca de _____ % da população vive em zona urbana e apenas _____ % é rural. Segundo o censo demográfico de 2000 a Região Sul contava com cerca de _______ milhões de habitantes. O estado do ____________________________________ era o mais populoso seguido do ____________________________ e de ______________________________ .
A participação da população da Região Sul no total da população brasileira tem ________________________ nas últimas décadas: de ______% em 1970; em 2000 passou a ____%.
Essa diminuição ocorre devido a _____________________ de muitas pessoas para outras regiões do país, principalmente para _______________________________ , o ___________________ e o _____________________________.
A – PRINCIPAIS CAUSAS DA EMIGRAÇÃO NA REGIÃO SUL.
* Expansão das grandes ______________________ e das empresas ________________
Do Sul, que adquirem as propriedades de __________________________ e _____________________ agricultores da região.
* Diminuição da necessidade de ___________________________ no campo, devido ao _____________________________ da mecanização nas atividades agrárias.
* Disponibilidade de terras nas regiões __________________ e _______________ , com preços ____________________ e _________________________ governamentais.
02 – INDICADORES SOCIAIS DA REGIÃO SUL.
Os indicadores sociais e econômicos dos estados da ___________________________ são os mais elevados do Brasil: No ranking do Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH ) aparecem entre os seis primeiros do país.
A população dos centros __________________ da ___________________________ também enfrenta diversos problemas, como por exemplo, a _________________________________________ e o _______________________________ .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;