ATIVIDADE
DE HISTÓRIA.
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Como se
sabe, a mão de obra escrava foi a principal força de trabalho até meados do
século XIX. O documento abaixo é parte de um inventário que data de 1780. Nele
o proprietário de escravos enumera cada um de seus escravos com respectivas
idades e preços. LEIA COM ATENÇÃO E DEPOIS DEBATA COM SEU COLEGA DE DUPLA COPIE
E RESPONDA AS QUESTÕES SEGUINTE.
Escravos listados no inventário de José Viera de Almeida,
rico coronel, morador de uma fazenda na freguesia de Baependi, localidade
próxima a São João Del Rei, em Minas Gerais, datado de 1780:
• Francisco, mulato,
ferreiro, 30 anos - 185.000 réis
• Jozefa, mulata, mulher do Franscico, - 110.000 réis
• Mariana, mulata, 10 anos, filha de Jozefa e Francisco, - 70.000 réis
• Antônio, mulato, 6 anos, filho de Jozefa e Francisco, - 50.000 réis
• Joana, mulata, 4 anos, filha de Jozefa e Francisco, -- 40.000 réis
• João Congo, 30 anos, - 90.000 réis
• Ignácia, mulata, mulher de João Congo, - 110.000 réis
• Isabel, de peito, filha de João Congo e Ignácia, - 25.000 réis
• Jozefa, mulata, mulher do Franscico, - 110.000 réis
• Mariana, mulata, 10 anos, filha de Jozefa e Francisco, - 70.000 réis
• Antônio, mulato, 6 anos, filho de Jozefa e Francisco, - 50.000 réis
• Joana, mulata, 4 anos, filha de Jozefa e Francisco, -- 40.000 réis
• João Congo, 30 anos, - 90.000 réis
• Ignácia, mulata, mulher de João Congo, - 110.000 réis
• Isabel, de peito, filha de João Congo e Ignácia, - 25.000 réis
Fonte:
LIBBY, Douglas Cole & PAIVA, Eduardo França. A escravidão no Brasil: relações sociais, acordos e
conflitos. São Paulo: Moderna, 2000. Texto adaptado para fins
didáticos.
01 – Que tipo de relação existe entre os escravos, podemos
identificar com o documento?
02 – Em relação aos direitos e a liberdade individual,
descreva os direitos e a liberdade e os direitos destes indivíduos.
03 – As pessoas relatadas na lista podiam ser comprados,
vendidos, leiloados, emprestados, alugados, doados ou penhorados, ou seja, eram
propriedades de outra pessoa. A partir destas informações escreva um conceito
para a palavra ESCRAVIDÃO.
04 – Quando um senhor de escravo adquiria um escravo, qual
era o seu objetivo? Em que eles iriam trabalhar para compensar o investimento
de seu dono?
A figura do quadro abaixo foi produzida
entre 1816 e 1831 e mostra as diferenças físicas entre os diversos grupos de
negros escravos que vieram para o Brasil. OBSERVE COM ATENÇÃO AS FIGURAS
SEGUINTES E RESPONDA AS PERGUNTAS.
01 – Qual é o Título da obra? Qual foi o seu autor?
02 – O que Debret nos
mostra com esta figura? Além da fisionomia, nos rostos das figuras aparecem
marcas tribais que não aparecem visíveis na cópia, eles possuíam diferentes
culturas, religiões, línguas. Descreva as outras observações que parece
diferenciá-los ao observar a figura.
03 – RESPONDA CONFORME A CONCLUSÃO DA
DUPLA.
A –
Todos esses escravos faziam parte de um povo só? Explique.
B –
Falavam a mesma língua?
C –
Tinham a mesma religião?
Negros africanos de diferentes nações, autor Jean Baptiste Debret,
produzida entre 1816 e 1831.
D – Moravam na
mesma região da África antes de virem para o Brasil?
F
– Como seriam a África, terra natal dos negros?
LEIA COM ATENÇÃO OS TRÊS
TEXTOS ABAIXO, PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE SEGUINTE.
Texto 01:
A escravização existia na África desde tempos imemoriais.
Era uma realidade institucional, não somente exercida na prática, mas
sancionada pelas leis e pelos costumes. Nos impérios do Mali e do Gao, escravos
estabelecidos em colônias agrícolas cuidavam das grandes propriedades dos
príncipes e dos ulemás, grupo islâmico da região de Gabu, oeste da África.
Esses escravos, em toda a África, eram obtidos pelos mais diversos meios, do
seqüestro à guerra dirigida especificamente para caçar e capturar gente, cativos
que eram conduzidos a pé pelas estradas, amarrados uns aos outros pelo pescoço
RISÉRIO, Antonio. Escravos
de escravos. In: Nossa história. Ano 1, nº 4, fev. 2004. p. 63.
Texto 02:
Os africanos não foram
apenas envolvidos pelo tráfico de escravos. Eles também se envolveram
ativamente no grande comércio transatlântico. Isto é: uns foram vítimas, outros
foram agentes do tráfico. Eram os próprios africanos que controlavam as fontes
de fornecimento de escravos negros. Agiam como intermediários e traficantes,
carreando corpos para as embarcações européias.
RISÉRIO, Antonio. Escravos de escravos. In:
Nossa história. Ano 1, nº 4, fev. 2004. p. 64
. A partir do século XV, com a expansão marítima européia,
a história africana mudaria profundamente. Em 350 anos a África forneceria
cerca de 12 milhões de escravos para a América, dos quais 4 a 5 milhões para o
Brasil, no maior deslocamento forçado de população ocorrido na história da
humanidade.
RIBEIRO, Marcus Venicio. Uma história em que
entrem todos. In: Nossa história. Ano 1, nº 4, fev. 2004. p. 85.
Texto 03:
A produção social do escravo permite compreender o
segredo dos baixos preços do cativo. Entende-se por produção social do escravo
a soma dos gastos, em horas-trabalho, necessários à produção e manutenção do
homem desde o seu nascimento até o instante em que ele se transforma em
escravo. É seu grupo familiar e sua comunidade, quem efetivamente o produz.
Antes de ser capturado, o indivíduo é criado graças a muito trabalho realizado
por sua comunidade (ele foi alimentado, abrigado, protegido, vestido...) Ora,
como a violência (guerra, rapto, captura) é o meio fundamental por meio do qual
o homem é retirado de sua comunidade e escravizado, o custo social de sua
produção é apropriado e jamais será pago. Por isso pode-se afirmar que não
existe uma correspondência entre o valor do homem escravizado e sua troca por
mosquetões, fardos de têxteis, barris de aguardente. A violência que transforma
o homem em escravo determinava os baixos preços do cativo na América.
FRAGOSO,
João e FLORENTINO, MANOLO. O arcaísmo como projeto: mercado atlântico,
sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:
Diadorim, 1993. p. 46-47.
SOBRE OS TEXTOS ANTERIORES, COPIE NO CADERNO E RESPONDA AS
SEGUINTES PERGUNTAS.
01 – Antes da chegada dos europeus na África, já existia
escravidão no continente? Justifique conforme texto 1. Como eram capturados?
02 – Todos os negros africanos estavam sujeitos a ser
escravos? Houve colaboração de próprios
africanos? Justifique conforme argumentos do texto 2.
03 – Justifique os baixos preços dos escravos, comparando
com os lucros que eles atribuíam a seus senhorios. Justifique conforme
argumentações apresentações no texto 03.
Texto 04
“Sem
dúvida, a existência anterior de escravos, e de sua comercialização,
facilitou a implantação e o sucesso desse novo negócio. Porém, foram as ações
de mercadores e capitais europeus (mais tarde americanos) que provocaram o
aumento dos conflitos [na África] com o objetivo de obter mais
cativos.”
Op.
cit. Marina de Mello e Souza, Revista Nossa História, ano I, nº 8, junho de
2004. p. 81.
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01 - Qual o
impacto, a longo prazo, do tráfico negreiro realizado por europeus e, mais
tarde, americanos nas sociedades africanas?
IMPORTANTE.
EM
DUPLA ESCREVA UM TEXTO DISSERTANDO SOBRE O QUE VOCÊ DESCOBRIRAM A RESPEITO DOS
NEGROS NA ÁFRICA E A ESCRAVIDÃO PRATICADA NO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL
Baseada
na orientação pedagógica sugerida no CBC de história CRV da SEE-MG
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