GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

30/01/2013

O QUE É GEOGRAFIA.


GEOGRAFIA.
A geografia é a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca. Interessa à geografia tanto as alterações que o homem realiza na paisagem como as adaptações que ele tem de fazer para viver em determinadas áreas do planeta.
Ao estuda a paisagem, a geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências como da matemática, da física, da química, da história e da sociologia.
A geografia é, então, uma ciência de síntese, pois baseia-se nas informações de várias outras ciências para analisar a realidade do homem, como agente social, no espaço que habita.


PARA QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?
Poderíamos elaborar uma lista enorme de respostas para esta questão, há uma que parece mais adequada e que melhor reflete a importância real do conhecimento geográfico:
“ Estuda-se Geografia para conhecer a realidade e poder atuar sobre ela”.


COMO ESTUDAR GEOGRAFIA?
A geografia parte da descrição para chegar à explicação dos fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases:
# OBSERVAÇÂO do fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no espaço.
# ANÁLISE das relações que o fenômeno estudado tem com outros aspectos da paisagem.
# tentativa de descobrir as CAUSAS que geraram o fenômeno estudado.



OS PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA.
Para estudar um fenômeno geográfico é importante levar em conta alguns princípios muito importantes:
* EXTENSÃO: Todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do território, que se deve ser delimitada.
* LOCALIZAÇÃO.Todo fenômeno geográfico deve ser localizado, delimitado e, assim, deve ser cartografado.
* ANALOGIA: Todo fenômeno geográfico deve der comparado a outros do mesmo tipo, para facilitar a sua compreensão.
* CAUSALIDADE: Todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas.
* ATIVIDADE: Todo fenômeno geográfico é dinâmico, portanto, seu estudo deve compreender a delimitação também no tempo.


A GEOGRAFIA E O PODER.
O conhecimento da geografia sempre foi utilizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos, principalmente de grupos dominantes - empresas, governos de países ricos ou grupos que compõem a elite de países pobres.
Conhecer a geografia de um país permite que se tenha ideia da sua capacidade econômica quanto aos recursos naturais, como potência hidráulica, ocorrência de combustíveis fósseis, a presença de minérios, solos férteis; e também de suas características demográficas, como a natalidade, a mortalidade, a participação de jovens e idosos no conjunto da população.
Em caso de guerra, estudando a geografia de um país é possível detectar seus pontos fracos, como: De onde seria mais fácil iniciar uma invasão, de onde poderia impedir a chegada de alimentos para sua população. A história está repleta de vitórias bélicas favorecidas pela Geografia.
Por outro lado há derrotas fragorosas, em que o grande inimigo foi a geografia do lugar. Napoleão e Hitler enfrentaram um mesmo inimigo: O GENERAL WINTER ( General Inverno em inglês) o rigoroso inverno que ajudou a derrotar franceses e alemães em duas tentativas de invadir a Rússia.