GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

25/07/2011


Urbanização

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Centenas de milhões, talvez mais de um bilhão, de pessoas em todo o mundo vivem em moradias precárias e irregulares – isto é, sem o título de propriedade, numa área que foi "invadida" ou ocupada pelos sem-teto urbanos -, as quais recebem várias denominações: são as favelas no Brasil, slums em países de língua inglesa, ascentamientos informales ou Barrios pobres nos países de idioma espanhol, etc. No mundo todo notadamente nos países subdesenvolvidos, existem favelas de diversos tamanhos ( algumas com mais de 1 milhão de pessoas) e em diversas áreas: terrenos alagados, morros, beira de estradas ou rios, terrenos baldios no interior de um bairro rico, etc.

    Até por volta dos anos de 1980, falava-se muito em remover as favelas, expulsando os seus moradores ou colocando-os em conjunto habitacionais construídos pelo poder público, que os vendia para serem pagos em prestações mensais durante inúmeros anos. Mas em geral, salvo exceções, essa estratégia fracassou porque não se pode pura e simplesmente expulsar os favelados, que não são marginais, como pensavam ou pensam alguns preconceituosos, e sim trabalhadores e cidadãos com direitos ( incluindo o direito à moradia ), e , via de regra, esses conjuntos habitacionais ficam distantes do local de trabalho, e muitas vezes a prestação que eles têm de pagar é elevada demais para o seu nível de rendimento, etc. Por isso, surgiu uma nova estratégia: a urbanização das favelas – com exceção daquelas situadas em áreas de risco ambiental ( áreas contaminadas, sujeitas a inundações )ou em áreas de mananciais que devem ser protegidos. Urbanização, nesse caso quer dizer construir rede de esgotos e água encanada, eletricidade, asfalto, postos policiais e de saúde, escolas e creches, etc. Em muitos casos, a população favelada se identifica com a sua comunidade e de fato quer continuar a viver aí, só que com melhores condições, isto é, com urbanização da área.


 

Responda às perguntas.

01 – Leia com atenção e baseando-se nas suas interpretações, crie um título para o texto.


 

02 – O texto destaca um dos problemas das grandes cidades, principalmente nos países subdesenvolvidos, descreva este problema e suas implicações nos grandes centros urbanos no Brasil.


 

03 - Com base em seu conhecimento e informações responda. Quais são as circunstâncias e condições que levam a formação da favelas nas periferias das grandes cidades?


 

04 – O que significa urbanizar as favelas?

22/07/2011

EUROPA - Características naturais.


 



 



 



 



 



 



 



 

21/07/2011

RELEVO DO CONTINENTE AMERICANO

PRINCIPAIS FORMAÇÕES DA COSTA OESTE

PRINCIPAIS FORMAÇÕES DA COSTA LESTE

PRINCIPAIS FORMAÇÕES DO INTERIOR DO CONTINENTE.